domingo, 2 de fevereiro de 2014

Circo de feras

[Toda a gente alberga em si uma fera. Quem diz fera diz superego, porque a Psicologia explica mesmo tudo.
Uns não a alimentam, deixam-na definhar com fome de vida, magra e tísica a um canto da alma, à espera de dias melhores, deitada na sombra porque o sol- ainda que um pouco mais de sol- obriga à fotossíntese.
Outros deixam-na à solta, descontrolada e livre que só ela, perigosa e destemida, arriscada e inquietante até ao dia em que a fera come o próprio dono, toma conta dele, domina-o.
Outros ainda- eu, tu?- de vez em quando levam-na a passear. Tiram-lhe, com gestos cautelosos, o açaime, soltam-lhe as rédeas até libertarem gradualmente a fera- potro indomável.
Mas esta fera- a minha, a tua?- sabe que no fim tem que voltar para dentro, colocar novamente o açaime, deixar-se amarrar pelas rédeas, cingir-se ao espaço limitado da gaiola. O super-ego tem que ser gerido com muita cautela. A fera - o superego- é alimentada todos os dias mas só pode correr livremente- felino selvagem- de quando em vez.
Hoje talvez. ]

8 comentários:

ombemua disse...

Existe dias em que solto a minha!
Ai se solto....

Hoje nao, dorme sossegadinha, a espera de soltura :o))

Baci*

Maria disse...

Eu também solto a minha, de vez em quando. Hoje está presa , bem presa . Tadinha.

S* disse...

Eu sou muito mansa, muito pouco fera... até devia mostrar mais as garras.

O outro lado do Amor disse...

Fico contente que estejas de volta:)

Eu o Errante e um tal de Garibaldo a quem já chamaram Ernesto! disse...

Tendo ou não a ver… este texto levou-me a vasculhar memorias do que escrevi. Encontrei, afinal não estava longe, já lá vai cerca de uma década

http://errante-.blogspot.com/2003/09/no-meu-quarto.html

Celina disse...

Adoro :D

Gaja Maria disse...

E mesmo que aches que existe algum sítio reconfito e desconhecido onde a podes soltar e deixar livre, cuidado fogo eu, que achei isso e vi a minha fera atada, amordaçada, espezinhada por outras muito mais subtis e astutas.... :)

Ana Chagas disse...


Só isto:
<3

Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...