Volta e não volta acontece-me. A mim, blogger.
Algum Horatio Caine da blogosfera lembra-se de se dedicar à hercúlea tarefa de descobrir o meu perfil pessoal do facebook e age, sempre de três formas:
1- Faz-me um pedido de amizade que eu declino de forma que me parece óbvia (atentos ao adjectivo perfil "PESSOAL" e ao substantivo pedido de "AMIZADE") pois para uma pessoa que escreve um blog sob um pseudónimo e que não posta fotografias suas, é óbvio que não há interesse em partilhar uma página de facebook onde estão os seus amigos e família com desconhecidos. Não é uma questão de peneiras ou mania (isto, afinal, é como diz o outro "só um blog") mas, fundamentalmente, respeito por quem está na esfera íntima, nas pessoas de cheiro, nos amigos dos abraços e dos beijos físicos e não dos XOXO. Respeito por essa fronteira que separa a pessoa/personagem que escreve num blog da pessoa inteira e de toda a sua rede.
2- Fazendo-me o pedido de amizade e perante a minha recusa, respeita e compreende, depois de uma reflexão sobre o assunto. Segue a sua vida. Continua a ler o blog. Keep cool.
3- Fazendo-me o pedido de amizade e perante a minha recusa, fica fucking lixado e "quem é que essa badameca pensa que é, lá porque tem um blog deve achar-se importante e a puta da mania. Ah, queres anonimato e estás-te a fazer de cara? Então toma lá, que eu sou mais esperto e agora vou contar a toda a gente quem tu és para te estragar a festa"
Em quase cinco anos de blog este último estádio teve vários níveis: desde o stalker que criou um blog com fotografias minhas pessoais, da minha família, de mámen, acompanhado do meu nome completo, morada (!) e número de BI (!) e que me obrigou a apresentar queixa contra desconhecidos na Polícia Judiciária (e, sim, o sistema demora mas funciona!) ao "ingénuo" que me apanha a comentar no perfil de um amigo comum com o meu perfil pessoal e me faz o favor de me anunciar com um "olha a ursa!".
Enquanto o primeiro espécime é claramente maldoso e cínico, ressabiado e frito da mona, este último espécie intriga-me ainda mais, muito devido ao altruísmo patente no "Primeiroooos! Vou-te fazer o favor de desvendar que és a Pólo Norte, vou-te poupar à maçada, olha que esperto que eu sou, descobri-te, nananana, vou mostrar a toda a gente who's the boss! Não queres aparecer mas eu descubro-te a careca, ah, you can run but you can't hide! Tooooma!".
Isto leva-me à reflexão do "mas quem raio quer saber quem são as pessoas reais por detrás dos blogs com autores anónimos e porque carga de água é importante conhecer os seus rostos, expressões faciais e verrugas na cara? "
Partilhei esta questão com alguns leitores deste blog porque - juro!- tenho mesmo curiosidade em saber a resposta e indicaram-me algumas razões como "curiosidade" bem como me apontaram argumentos baseados no facto de algumas pessoas serem visuais e necessitarem de materializar as personagens dos blogs para poderem fazer os filmes, imaginarem as acções e acontecimentos descritos nos posts com as caras certas, como se só assim os puzzles das narrativas fizessem sentido.
O mesmo com a garota de Ipanema. Caramba, a garota de Ipanema não devia ter sido desvendada. a garota de Ipanema não é esta
Helô Pinheiro, a garota de Ipanema é a Deborah Secco com aquele riso de menina e ar não gaúcho, com aquele jeito safado e não de songamonga loira. "Jobim, cara, cê falhou!"
Já para não falar dos filmes. Sou só eu que fico sempre frustrada quando um livro passa a filme e tenho que me confrontar com a escolha dos actores num casting real que NUNCA corresponde à imagem das personagens que eu construo na minha cabeça? Não é que, na volta, as personagens imaginadas por mim são sempre mais tudo? Mais giras, mais interessantes, com mais salero?
Por isso digo que não partilho desta curiosidade. Mais, fico até chateada quando algum dos bloggers que eu leio se materializa, se torna real. Fico puta da vida quando descubro que a Beijo de Mulata é loira e não mulata- e agora, o que faço com o cheiro a chocolate e as tranças de cabelo negro que povoavam a minha cabeça de cada vez que a lia?
Por isso cada vez percebo menos os Horatio Caines desta blogosfera, os Robin dos Bosques que tiram o anonimato aos "com a mania" e o entregam aos "pobres" leitores, os que - justiceiros- repõem a justiça e toda a verdade sobre quem é quem. Só me resta a acreditar que se trata de pouco que fazer. ou ressabiamento
por não terem tido o jogo quando eram pequenos.
Posto isto, vão por mim: a imaginação é sempre mais generosa e interessante que a realidade.
E nem digo isto por mim. Que se eu um dia sair do anonimato vocês vâo ficar deslumbrados. Até porque toda a gente sabe que eu Pólo Norte sou, na verdade, um alter ego da Sofia Vergara, certo?
Olé!