quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Disto dos regionalismos (e dos atestados de burrice que me passam quando faço questões sem malícia)

A propósito do post anterior, onde sublinhei de forma honesta, que a pergunta acerca da nomenclatura que as pessoas do Norte e Açores davam ao que eu chamo "sapatilhas" (não de ballet, que as de ballet são completamente diferentes) logo se levantaram vozes a chamarem-me de "solha" (não é um peixe, já agora?), com ar de "dahhh", sua "tia de Cascais", "puta da mania" a perguntarem-me então o que chamava eu ao desporto que se faz com raquetes.

Ora, posso chamar badmington ou posso chamar ténis. No último caso é uma palavra homónima (lembram-se da matéria do sexto ano: palavras homónimas, homófonas e homógrafas?) à que eu uso para me referir a sapatos a que, evidentemente, toda a gente que não é "bimba" como eu chama "sapatihas".

Desafio agora essas pessoas a responderem-me ao seguinte: se chamam "francesinhas" a sandes de pão com linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido) coberta com molhanga picante como raios (duhhh!) chamam a isto:


14 comentários:

Alexandra disse...

Ahahaha!

Muito bom!

A Amelie, por exemplo, carregada de molhanga.

pipinhaeheh disse...

Ténis não é badminton, são dois desportos completamente diferentes, com raquetes diferentes, um usa bola outro volante. Quanto a estas sapatilhas normmalmente são sapatilhas de ginástica.

Mirone disse...

Espanholinhas com uma bandeira francesa pespegada em cima :)

Pólo Norte disse...

Pipinhaeheh,

Eu sei que são desportos diferentes! Mas as contra-argumentações eram "cmo chamas ao desporto que se faz com raquetes?".

Daí em dizer que chamo badmington ou ténis. ;)

pipinhaeheh disse...

ah bom, eu é que interpretei mal, mea culpa! :)

PrincesSu disse...

:)

Sapatilha: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapatilhas

Tênis: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_(vestu%C3%A1rio)

Ténis (português): http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9nis


andreia santos disse...

Ursa a criar polémicas desde o tempo de Luis XV :)

Cláudia G. disse...

Talvez seja "sapatos de ténis" em que se abrevie para apenas "ténis". Há quem diga Face em vez de Facebook... Mas ténis é somente um desporto, não é um sapato.
Quanto a estas meninas de Velasquez, são espanholinhas e não francesinhas. :)
By the way, sou madeirense e lá também se diz sapatilha.

Pólo Norte disse...

Mirone e Cláudia G.

Atentas ao maravilho trabalho de paintbrush, sff!

Lília disse...

Esta questão dos regionalismo é tão gira e rica (e acho que a malta não devia implicar uma com a outra).
Eu, quando estudei na faculdade, vivi numa residência e havia vezes que nos juntávamos a ver os diferentes nomes para as mesmas coisas nas diferentes zonas do país (meias-calças/ collants; cruzeta/ cabide; magnório/ nêspera).
A das sapatilhas/ ténis/ sabrinas era a que gerava sempre mais confusão - mas ao fim do 1o. ano já todos éramos um bocadinho lisboetas.
(Espero que o Sr. Velázquez não esteja a dar voltas na tumba com a sua capacidade criativa! :D)

Mirone disse...

Atentar no maravilhosa trabalho de paintbrush? Sim, também cometo atentados desses com mestria! :D

A madrasta disse...

Espanholinhas com bandeiras francesas, muito bom!! Mas entendemos a mensagem de fundo ;)
Para mim, os sapatinhos branquinhos tão badalados são sapatilhas de ginástica, enquanto que as sabrinas não são - quanto a mim - um calçado desportivo, ou seja, para a prática do desporto, mas antes uns sapatinhos destinados a um público feminino, rasos e confortáveis.
Os ténis, sim, ou sapatos de ténis, se preferirem, são utilizados para as mais variadas modalidades, desde o atletismo, o voleibol, etc etc, ao próprio ténis :)
Para quem atribui diferentes nomenclaturas aos referidos, ressalvo apenas que é a minha opinião, mais a de uns poucos que por aqui moram.

Vera disse...

Além do ténis e do badmington, outros desportos em que se usa raquetes são paddle, raquetes de praia, aquele jogo de raquetes com um fiozinho a prender a bola e aquele jogo que faz imenso sentido em que as raquetes são de velcro. Isto deve tornar-se um pesadelo para pessoas que não conseguem associar mais do que um significado à mesma palavra ou mais do que um nome para a mesma coisa! Estou contigo, Pólo!!

Vera disse...

E ping-pong!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...