sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Foi há uma semana no Porto- II (Obrigada Isabelinha!)

"Inspirada na acção Make the Homeless Smile, a Pólo Norte subiu ao Porto, arregaçou as mangas e fez acontecer. Acabou por não ser exactamente como estava planeado e, na minha opinião, ainda bem porque assim foi possível conhecer o comovente e inspirador trabalho dos nossos amigos da CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo - Porto. Não foi nada fácil. Não chorei mas foi uma ginástica complicada para não as deixar cair. E foi tão diferente daquilo que estava à espera. Sabemos que existe mas estar lá, segurar num garrafão de groselha e servir aquela que pode ter sido a única bebida do dia é um choque de realidade doloroso. Ainda assim, o que mais mexeu comigo foi conseguir ver-me ali, no lugar daquelas pessoas porque, ao contrário do que estava à espera, não encontrei sem-abrigo mas, maioritariamente, a família que, numa noite de temporal, saiu de casa para, debaixo de um telheiro, comer um malga de sopa e um prato de massa quente. Tudo gente simpática, muito animados e sempre a disparar piadas e piropos às novas voluntárias, o que ainda arrepia mais. Não sei se consigo voltar mas gostava. Apesar do choque, saí de lá melhor, mais pessoa.


Para além da comida preparada e distribuída pela CASA PORTO foram também entregues cobertores, sacos-cama e alguma roupa mas estas pessoas precisam de tudo. Estava lá um casal que dentro de meses vai ter gémeos!, o Emanuel ainda em idade escolar, um senhor que precisa de lápis de cor e papel autocolante para fazer marcadores de livros, ouvi também pedir meias quentinhas, sapatos, casacos, e até sacos plásticos para poder levar para casa os kits de pequeno-almoço e a roupa. Há rondas todos os dias. Começam pelas 21h, no número 89, da Rua das Taipas, no Porto. Alguém tem por aí um livro para o Emanuel? Babygrows ou chupetas para os gémeos? Lápis de cor para o Maurício? Meias quentinhas para o António? Cinco euros para doar à CASA? Qualquer coisa? Alguém?"


Contactem a CASA. Aqui

2 comentários:

Sonia disse...

morada para mandar alguma coisa? não encontrei na página

AB disse...

Olá Polo Norte,
Desde já o meu obrigada pelo contributo dados aos sem abrigo do Porto. Sei como é gratificante ajudar, uma vez que sou voluntária da CASA - Centro de Apoio aos Sem Abrigo, que foi a associação que esteve a ajudar (pelo que vi das fotos). No entanto reparei que, no link para a CASA, está a aparecer uma outra associação do Porto com as mesmas iniciais, mas com outras finalidades.
Uma vez que há muitas "poletes" solidárias e para ajudar a CASA a receber bens que possam ser distribuídos, fica o link correcto: https://www.facebook.com/AssociacaoCASA?fref=ts#!/CentroApoioSemAbrigo?fref=ts.
Mais uma vez obrigada pela ajuda,
Ana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...