segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fui ao Porto e voltei...


13 comentários:

Mary disse...

Isto é mesmo nosso! Está no sangue :)

http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

Sílvia disse...

Morcom não é estúpido... Tem todo um significado de si só não traduzível numa única palavra :P

K disse...

vou roubar...

Lucente disse...

Existe também "Bai-me à Benda", uma opção que permite trocar mais um V por um B... E que eu saiba, no Porto, diz-se frigideira e não sertã.

sofia costa disse...

Confere..... só uma nota, já ninguém pede um cimbalino... isso já é quase um mito urbano! :)

pipinhaeheh disse...

Pois, morcão ou morcom não é ser estúpido, é mais ser trengo, taralhoco.

Catarina Carmona disse...

...aqui não se trocam Bs por Vs...que nós não somos diminuídos mentais!!...esse fenómeno é uma herança galega tem que ver com a proximidade e relação estreita entre ambas as regiões(que, aliás, não se fica só por aí...há semelhanças de cadência e sonoridade!)Assim deveria falar-se Português porque, que saiba, Portugal nasceu aqui!!! ... Nortenhos, saibam explicar as coisas como deve ser!! :D

marta disse...

E a pingadeira o k é? Há tb os tropeteiros, o estrugido, o "cumo" em vez de como....enfim....k saudades... =))

Sister V. disse...

É acrescentar mais algumas e está perfeito :D

Maribella Sá disse...

OLá!

Orta eu que sou de Coimbra, também sempre usei "c'a grizo, chamar o gregório, bitaites, fino, andar de cú tremido e as postas de pescada", mas o que eu gostei mesmo foi da sertã (uso imenso este termo e tenho sempre de explicar a quem me ouve que é a frigideira). Aqui pela região oeste o que me mata mesmo é o "açucar louro"..... açucar amarelo senhores, qual louro?!
Já vi que a estadia no Porto foi estupenda, o que não é de admirar!
Beijitos

pipinhaeheh disse...

Essa dos tropeteiros não conheço, mas por acaso toda a gente que conheço diz sertã e não frigideira, e o cimbalino realmente está um bocado fora de moda.

Sara* disse...

Não são expressões só do Porto! São expressões nortenhas! Eu sou de Braga e também digo sertã, às vezes, assim como azeiteiro (que nem sabia que não se dizia no sul), morcão, que grizo, fino, mandar bitaites,...

Sónia disse...

Sou portuense, nascida e criada. Confere tudo, menos:

- Ninguém diz sertã, mas sim frigideira;
- Cimbalino? No way. Café, apenas café.

Para quem perguntou o que é uma pingadeira. Easy! É a forma de barro que vai ao forno com os assados de domingo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...