sábado, 5 de outubro de 2013

Responso (pedido da ursa)

Enquanto a minha avó foi viva, sempre que alguém perdia algum objecto, ela depressa tratava de rezar um "responso" que se batesse certo indicava que o dito objecto seria encontrado e se não batesse nunca mai lhe poríamos a vista em cima. Superstição ou não, a verdade é que nos 31 anos em que vivi com a minha avó, ela nunca se enganou. 
A minha avó morreu e eu não escrevi (estúpida!) o dito responso nem muito menos o decorei. 
Queria pedir se alguém com avós vivos me consegue recuperar esta espécie de reza. 
Meninas da casa azul, talvez vocês?
Agradecida.

28 comentários:

Anne Crystal disse...

A minha mãe também reza sempre o responso de Santo António e consegue sempre encontrar aquilo que perdeu. Se quiseres posso arranjar-te o texto do responso!

disse...

Eu sei que a minha mãe e a minha avó possuem o responso!! Vou ver se copio e te mando :)

E sim, da minha experiência aquilo resulta sempre :)

www.semjeitonenhum.com

Helena disse...

Será o Responso de Sto António?
A minha mae reza uma versão mais reduzida desta que vem descrita:
http://valongodovouga.net/index.php?option=com_content&view=article&id=701:responso-a-santo-antonio-para-encontrar-coisas-perdidas&catid=1248:oracoes-e-benzeduras&Itemid=126

Storyteller disse...

Deve ser o responso ao Santo António.
Por outro lado, sempre podes "atar o rabo ao Diabo", que consiste apenas em dares um nó num pano de cozinha. Só "desatas o rabo ao Diabo" quando o objecto aparecer.

Helena disse...

ADENDA: E eis que a minha mãe saca do livrinho dos responsos do fundo da mala dela!
O que ela reza é este:
Ó meu glorioso [a minha mãe ao rezar diz rico... Sto António,
Pelo Hábito que vestistes,
Pelo cordão que cingistes,
Com sete sentenças de Forca...
Não dormistes nem descansastes,
Enquanto, Senhor, o não livrastes.
Assim, vos peço, Santo Bendito,
Que não durmais nem descanseis
Enquanto não aparecer
O que vos peço me depareis.
Agora o livrinho diz que se tem de rezar um Pai Nosso, uma Avé Maria e o Glória.

Carla Pereira disse...

Infelizmente, não conseguimos dar uma grande ajuda. A Avó diz que havia, de facto, um "responso dos perdidos" mas não se lembra porque, normalmente, havia uma pessoa na aldeia que era a "responseira", a quem se pedia ajuda...
Muito obrigada por te teres lembrado de nós!
Beijinhos

SSTA disse...

Olá! A minha mãe tinha por hábito atar um pano da cozinha a uma perna de uma mesa, ou cadeira - chamava-lhe "atar a perna ao diabo". As coisas perdidas apareciam sempre!
Uma vez, recem chegada a um novo emprego, fiz eu o ritual lá no escritorio porque alguem tinha perdido as chaves do carro. E não é que "resultou"? Foi um sucesso! :-)

Dinada disse...

"Responso de Santo António

Se milagres desejais,
Recorrei a Santo António,
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido

Pela sua interseção
Foje a peste o erro a morte
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido

Todos os males humanos
Se moderam se retiram
Digam-no aqueles que o viram
Digam-no os Paduanos

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão,
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido

Oremos

O Deus, nós vos Sulplicamos que alegre à Vossa Igreja a solenidade votiva do Bem-Aventurado António, Vosso confessor, para que fortalocidos pelo Seu espiritual auxílio, mereça gozar dos prazeres Eternos.

Por Jesus Cristo, Nosso Senhor

Ámen"

Dito de cabeça. Esta é uma Oração diária minha :)



Catarina Leitão Martins disse...

Atar o rabo ao diabo também serve, mas tem de ser feita uma reza, senão não resulta, e essa eu não sei... O responso ao Santo António é este, e deve ser rezado 3 vezs seguidas.

Santo António se vestiu e se calçou.
Pelo caminho do Senhor
andou.
Encontrou o Senhor,
O Senhor lhe perguntou:
– António, onde vais?
– Oh Senhor, eu contigo
irei.
– Comigo não irás,
Nesta terra ficarás,
Guardar o perdido
Com o achado encontrarás

Espero que resulte... comigo resulta sempre!

O Sexo e a Idade disse...

aqui o tens:
http://www.osexoeaidade.com/search?q=responso

Sandra disse...

A minha avó também "responsa" e acerta sempre. Mas ela não diz a ninguém como se faz, alias, quando pedimos para ela "responsar" isto ou aquilo, espera que viremos costas e só faz la a lenga lenga quando está sozinha.

Eu quando perco algo costumo "amarrar o diabo" e também resulta.
Imagina que perdi um relógio. Pego num pedaço de fio/barbante/corda, dou três nós no pé de uma mesa/cadeira/cama, e digo 3 vezes "amarro o diabo e não desamarro enquanto o relógio não aparecer". Dito isto começo a procurar novamente onde acho possível que possa estar.
Regra geral aparece em sítios onde já estava farta de procurar, bem na frente do meu nariz. :p
Depois de encontrado o objecto, trata de desamarrar os nós, para soltar o diabo. :p

marta disse...

Vou mandar-te p/mail

Marta =)***

marta disse...

Faz-se o responso e ata-se 1 lenço numa perna de cadeira e é certo k aparece! Confirmadíssimo!

Marta =)*

mãe disse...

Eu ato o rabo ao diabo :)

beijo de mulata disse...

Cá em casa não há essa coisa de bater certo ou errado. Bate sempre certo. Se nos enganarmos bate certo à segunda ou à terceira. E as coisas são sempre encontradas. A minha mãe é que tem sempre algum pudor em recorrer diretamente a Santo António ("Vou lá incomodar o Santo só por causa disto.") Mas bem, aqui vai. E que recuperes o que precisas!

"Se milagre desejais,
Recorrei a Santo António;
Vereis fugir o demónio
E as tentações infernais.

Recupera-se o perdido,
Rompe-se a dura prisão
E no auge do furacão
Cede o mar embravecido.

Todos os males humanos
Se moderam, se retiram,
Digam-no aqueles que o viram,
E digam-no os paduanos.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Pela sua intercessão
Foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte
E torna-se o enfermo são.

Repete-se: Recupera-se o perdido...

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo…

Repete-se: Recupera-se o perdido...

V: Rogai por nós, bem-aventurado Santo António.
R: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo."

E depois?, perguntas tu. Depois, Pai Nosso, Avé Maria e Glória. E depois logo se vê.

(um) beijo de mulata

Mary disse...

O meu pai Ursa. Ele costumo dizer o responso, mas eu também não sei. Vou perguntar-lhe!

http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

Pedro disse...

O meu blog é melhor que o Borda d'água, pá:

http://wahparis.blogspot.pt/2008/09/atar-perna-ao-diabo.html

http://wahparis.blogspot.pt/2008/09/responso-santo-antnio.html

Lipa disse...

A minha tia avó rezava sempre assim:

Oh meu beato Santo António
Discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo
Confessaste S. Francisco
Em Lisboa foste nada
Em França baptizado
Em Roma coroado
Quem estas palavras disser continuado
Os bichos não farão mal ao gado
Os meninos não morrerão abafados
As coisas desejadas
Serão encontradas.

Rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria

Petra disse...

Ia escrever, mas já o fizeram! Fizeste-me regressar a infância pá.

Helena disse...

Eh, lá! Então o Santo António trabalha de graça, em Portugal?!
Aqui na Alemanha, custa um dinheirão. Na nossa família, é a minha sogra que trata disso. Fala lá com o santo (mas sem rimas), e faz-nos um preço: isso vai custar vinte euros, isso vai custar cem.
As coisas aparecem, nós pagamos. Ela dá o dinheiro a alguma instituição de ajuda aos desvalidos.

traquinasmother disse...

Eu conhecia era por o Santo Antonio de cabeça para baixo, ou de costas..isto claro quem tive-se o dito em estatueta em casa.
E enquanto não aparecia o objecto o coitado ali estava de castigo....
Lembro-me de pensar que aquilo era muito cruel..mas pelo menos a minha tia e aminha avo colocavam ao santo de castigo..não ha mim...

Filipa Garcia disse...

Ursa, eu sei um mt facil de decorar, vou tentar enviar por mail!! Vou salvar a tua vida ou melhor, a vida dos teus objectos perdidos!!

Tânia disse...

Essa do responso não conhecia, a minha avó ata um lenço a uma das patas da mesa e pronto diz que encontramos as coisas num instante =)

noémie santos disse...

Obrigada Santo Antonio e a voces por estas oracoes
Roubaram me a carteira com dinheiro e documentons no sabado rezei todos os dias e hoje teleforam me a dizer que a carteira foi encontrada.
Sem a vossa ajuda eu estaria perdida.
Felecidades
Noemia

noémie santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mirella Daniel Benedett disse...

Boa noite, ontem eu fui na xasa de uma senhora aprender a benzer, então ela me ensiou assim:

Oração do Responso

Santo Antônio de Lisboa
Se vestiu e se calçou
Seu caminho caminhou
Nossa Senhora encontrou e perguntou:
Santo Antônio onde é que vais Convosco eu vou
Comigo não irás
Nessa terra não ficas
Toda noticia perdida nos darás

Mirella Daniel Benedett disse...

Oi

Mirella Daniel Benedett disse...

Boa noite, ontem eu fui na xasa de uma senhora aprender a benzer, então ela me ensiou assim:

Oração do Responso

Santo Antônio de Lisboa
Se vestiu e se calçou
Seu caminho caminhou
Nossa Senhora encontrou e perguntou:
Santo Antônio onde é que vais Convosco eu vou
Comigo não irás
Nessa terra não ficas
Toda noticia perdida nos darás

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...