terça-feira, 5 de novembro de 2013

A maturidade não vem com a idade. Lamento. (É um repost mas hoje sinto, exactamente, o mesmo)

"Tem sido frequente ao longo da minha vida ouvir o discurso de condescendência das pessoas mais velhas. Geralmente vem acompanhado de um olhar maternal e uma atitude (tonta) de condescendência. "Ah e tal, na tua idade eu também pensava assim..."
Não me venham com histórias: os meus 31 anos não são os mesmos que os 31 anos de montes de gente e a maturidade não vem com a idade. 
Recorro, aqui, à noção de custo e de valor: 31 anos custam 31 anos a passar, 372 meses seguidos; mas, 31 anos podem valer muito mais ou menos que o tempo que lhes está inerente. 
Os meus 31 anos arquivam meses internados em enfermarias, o divórcio dos meus pais, o desaparecimento do meu pai por mais de dez anos. Os meus 31 anos guardam estudo árduo, a responsabilidade de que não se pode falhar nem ser-se mediano no que se faz. Os meus 31 anos conservam dias maus, péssimos, dias tristes, lágrimas, amigos perdidos, erros cometidos. Os meus 31 anos acumulam paixões vividas, não vividas, mal sucedidas, concretizadas, um casamento, o fim de um casamento, casos que valeram a pena, flirts que foram uma perda de tempo, um amor maior. Os meus 31 anos têm sido um terminal de um aeroporto: gente a chegar, gente a partir, gente que ficou na minha vida como quem fica em terra a abraçar quem chega e a despedir-se de quem vai. Os meus 31 anos guardam arrependimentos, desilusões, perdões. Os meus 31 anos arquivam desafios profissionais, poder conquistado, quedas, priorizações, pirâmides de Maslow relembradas. Os meus 31 anos encerram em si perdas maiores, o confronto com a morte, a tristeza sem fim e, por fim, a saudade. Os meus 31 trouxeram-me as minhas sobrinhas e amigas-irmãs. Os meus 31 anos trazem livros escritos, árvores plantadas.
Os meus 31 anos valem o que valem. Mas não valem, com certeza, os 372 meses seguidos que custam a passar a todos os que, comigo, partilham a idade. 
Por isso não me venham com histórias. Nem com falsos moralismos. Nem com lições. Conheço pessoas novas que são velhas e conheço pessoas velhas que ainda não cresceram.  Na minha idade eu já vivi muito mais que algumas pessoas mais velhas e acredito que muito menos que algumas mais novas. Não é linear: o tempo traz dias não traz, necessariamente, aprendizagens. Nem crescimento. 
Por isso, senhores mais velhos, não me tratem com condescendência nem me digam que "na minha idade" vocês isto e aquilo. Porque eu tenho o poder e o tempo de fazer muito mais até chegar à vossa idade.
Porque não, meus amigos, a maturidade não vem com a idade. Lamento.
A idade não é um posto. É a vida vivida é que nos traz divisas. "

10 comentários:

Carlinha disse...

Aplaudo de pé.

Kuski disse...

Adorei este post quando o escreveste e continuo a admirar-te por aquilo que és :)
beijinhos e por favor não mudes, mesmo que agora já tenhas mais uns meses e mais algumas mudanças na tua vida :)

Nut-ella disse...

Com quase 29, sinto exactamente o mesmo e tenho pena de às vezes ter de o dizer - a pessoas mais velhas e mais imaturas...

Lassalete Cunha disse...

Grandes verdades. Conheço gente com mais de sessenta com comportamentos de adolescentes.
A vida é que nos faz, não são os anos, não!

Parabéns pelo post

Farruskinha disse...

Estou completamente de acordo. A idade é apenas um número, que acaba por ser relativo... a nossa maturidade é definida por aquilo que somos "obrigados" a passar e a lidar na nossa vida, momentos bons e maus. Existem pessoas mais velhas que nem passaram por um quartinho daquilo que uma pessoa mais nova passou. Mas existe muitas pessoas que não têm nocção disso. Acham que a idade é um posto

A Paleta de Bolos disse...

nem mais!

M D Roque disse...

Pois que é verdade, a idade não é um posto, é mais um poste com que esbarro todos os dias... Mas vou seguindo em frente enquanto a vida me quiser por cá

K disse...

Concordo em absoluto!

CCF disse...

Boa autobiografia...e podemos fazê-la em qualquer idade.
~CC~

Padme Amidala disse...

500% de acordo contigo!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...