quarta-feira, 27 de novembro de 2013

E depois de ontem um banho de realidade economicista e zanga. Muita zanga.

Cinco casos. São cinco os casos sinalizados em que a equipa onde trabalho tem que intervir no Algarve. 

Uma criança de três anos com uma deficiência física que não teve vaga no Jardim de Infância devido à lei das prioridades. Teria se ficasse integrado numa via de ensino especial onde, numa sala com crianças autistas e com deficiência mental, regridiria. A mãe- solteira- só o queria num Jardim de Infância "normal" onde aprendesse com os outros meninos, adquirisse competência e meios de capacitação. A mãe só queria poder ir trabalhar, não depender do RSI, para poder ter dinheiro para criar os três filhos com maior dignidade. Não há espaço para o menino, a não ser que queiramos mascarar uma deficiência física de uma mental. 
Um jovem com deficiência que, terminado o 9º ano de escolaridade, quis escolher um curso de desporto. Todos os outros rapazes da turma que o acompanharam até ao 9º ano tiveram enquadramento na nova turma de desporto. Este rapaz não, diz que "já não havia vagas". Encaminharam-no para um de informática pois "é melhor para ele, dado a sua condição física". Falar de promoção de autonomia e da não discriminação é bonito quando achamos que somos donos do destino dos outros. 

São mais três deste género, análogos, numa sociedade ignorante, cega pelos processos, pelas leis, pela rigidez de um sistema que não é para todos. A sociedade não é igualitária para quem já não nasce igual. A sociedade não é justa. 

Eu queria que dois elementos da minha equipa fossem ao Algarve (queria ir eu) mas a IPSS onde trabalho só tem budget em Janeiro. Depois desta mãe passar o Natal a cear a comida fornecida pelo banco alimentar, do seu pequeno não aprender durante mais um ano músicas de Natal como os outros meninos, depois deste rapaz concluir o primeiro período num curso de um futuro que ele não quer para si. Janeiro é longe.

Estou muito zangada. 

(Contactos na CP? Na Rede Expresso? Em pousadas de 2 estrelas no Algarve para dois elementos pernoitarem num mesmo quarto que seja? Hoje cravo meio mundo, não me chame eu Pólo Norte...)

24 comentários:

A Página Trinta disse...

Pólo Norte... não vou poder ajudar... Não sou do Algarve...nem de lá perto...
Quero apenas dizer, que faço uma vénia sentida à tua atitude!!!
Beijinho**

Vidas da Nossa Vida disse...

Fogo!! Que ódio às vezes sinto por este país!!! Adorava ajudar, mas não sei como! Mas tenho a certeza que vais conseguir os apoios que precisas! Bolas, tu ajudas toda a gente e as causas em que acreditas, também te hão-de ajudar!! Vou partilhar o teu post! Bjs e espero mesmo que consigas ajudar nesses casos.

Sara* disse...

Infelizmente é do que mais há...! Tenho uma amiga, que tal como eu, ingressou este ano na universidade. Essa minha amiga é cega. Entrou no curso de Psicologia que sempre quis, na universidade que sempre quis. Entrou, sim, mas os professores dizem que o curso não é para ela, que ela deve é desistir! Ele não desiste, resiste, é forte! Mas é uma vergonha que os professores de Psicologia de uma das (supostas) melhores universidades do país tratem assim alguém que, por um golpe de azar (e também de negligência talvez), cegou aos 7 anos de idade. Não vejo o mundo a preto e branco, sei que há limites difíceis de definir, mas mesmo neste mundo cheio de áreas cinzentas, todos estes casos são vergonhosos e revelam uma tremenda falta de justiça e humanidade!

Helena disse...

Pólo,
Dá-me um nib, que eu contribuo com alguma coisa.

Helena disse...

PÓlo,
Estive a ver na net, um bilhete de ida e volta lx-Faro-Lx, custa 36 euros.
Disponibilizo-me para comprar 1 bilhete de ida e volta, dá-me datas, horas, nome e mail do passageiro.
beijinhos

Cláudia G. disse...

Tenho amigas no Algarve, em Faro. Para onde queres ir?

Filomena Silva disse...

Doi muito saber destas situações... muito mesmo.. para quem é mãe de uma criança com sindrome de x-frágil,uma mãr que pôde escolher a creche, o infantário e restante escola, onde ele pode crescer rodeado de meninos ditos normais, aprender, ser feliz...
Como se fala em igualdade e inclusão, se depois acontecem estas e outras situações????
Força Polo Norte, já era tua fã desde a semana passada, mas agora sou mais ainda.
Ataca mulher, ajuda estas crianças que precisam de alguém que as defenda.
Obrigado.

Pólo Norte disse...

Helena,

Pode enviar-me um mail?

Frutinha disse...

É este o pais que temos, que se diz tão evoluído em determinadas merdinhas sem necessidade e depois, naqueles que realmente são necessárias são uns merdas. Um pais de burocracias, de corruptos e em que cada um olha para o seu próprio umbigo.

Maria-não-vai-com-as-outras disse...

NIB por favor, não posso pagar uma passagem, mas posso ajudar.

Margarida One more mum disse...

Sou do algarve.
Em que terrinha miseravel é que tens de ir?

http://maggiepinto.blogs.sapo.pt/

Filipa disse...

Vivo em Portimão, e sou de Loulé. Para onde, mais precisamente, precisa ir no Algarve?

Filipa Silva

Ana disse...

Tenho um apartamento em Armação de Pêra, posso emprestar...ajuda? Se sim é só dizer para combinar...

Ana disse...

Tenho um apartamento em Armação de Pêra, que posso emprestar...ajuda? Se sim contacte-me para combinarmos

mgp disse...

A CP tem uma promoção de 50% de desconto para as compras antecipadas. Se a reserva for ser feita até 5 dias de antecedência ( podendo ser com mais dias aumentando assim as probabilidade de arranjar lugar) Assim já reduz bastante o valor das viagens.

Marta Martins disse...

Eu também gostaria de ajudar. por favor envie-me um email (martasantaeugenia@hotmail.com)com o NIB.

uma coisa disse...

Gosto muito de ti :-)

uma coisa disse...

Gosto muito de ti :-)

ffiffas disse...

Eu colaboro com alguma coisa, tidas juntas pagamos a despesa de certeza!

moimeme disse...

Enviei mail ...

A. disse...

Dá realmente que pensar tamanha desigualdade, seja por preconceito, falta de competência ou até mesmo de dinheiro.

Soluções...15 comentadores diferentes, 16 comigo, 5€ a cada um e já temos 80€...bilhetes pagos.
Se tu e os dois elementos da equipa participarem ainda são mais 15€ e se cada um de nós convidar um amigo a fazer o mesmo dobramos o valor total para 190€...acho que dá :)

(só uma sugestão, sem querer impor valores ou contribuições).

Margarida One more mum disse...

Ofereço casa.. se for no sotavento algarvio

Cantinho da Somi disse...

Posso contribuir também. Podes enviar-me o NIB. É pouco mas é de boa vontade.
soniafreiremiranda@gmail.com

Unknown disse...

Vivo em Faro, sou desempregada, não tenho dinheiro nem espaço em casa para dar guaridas. Mas tenho um carro comercial que empresto na boa para as vossas voltinhas.
beijo, Joana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...