quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Tenho que confidenciar...

Em pequena a minha relação com a religião era difusa: o menino Jesus, os três pastorinhos, o Jesus na cruz cheio de vergastadas, a nossa senhora que tinha tido um filho de Deus e não do marido José, o rei Herodes, os reis "magros" e os "pescadores" por quem as pessoas rogavam nas rezas eram todas personagens que coabitavam no meu imaginário. 
Mas mais que o anjo da guarda, a quem eu rezava todas as noites, fruto de uma educação católica passada pelos meus avós, todos os dias eu rezava "ao Jesus" e pedia-lhe "por favor, menino Jesus, se um dia houver uma aparição para os meus lados- eu achava que se tinha havido aparição para os pastorinhos, eu também não estava livre que tal me acontecesse a mim-  não me mande a nossa senhora vestida de azul com luz fluorescente à volta da cabeça, que me assusta!  Se tiver que ser, se tiver que me mandar mesmo uma aparição, podes mandar vir o Pai Natal?"

4 comentários:

Sofia disse...

Não eras a única. :|

Sofia disse...

Lá em casa havia uma imagem de Jesus que de cada vez que olhava para ela de ângulos diferentes "ele" não tirava os olhos de mim.
Claro que uma criança inocente cai na asneira de perguntar ao pai o porquê de "ele" me seguir com os olhos e a resposta óbvia "está a ver se te portas mal". Escusado será dizer que sempre que fazia asneira me era difícil encarar aquele olhar.

Joana disse...

a minha primeira desilusão religiosa foi quando me apercebi (sózinha e não sei bem em que idade) que afinal a história do jesus não se tinha passado em portugal. ele tinha nascido em belém (e a minha mãe já me tinha levado a belém) e tinha vivo na nazaré (idem). maria, josé, carpinteiros, burros, os romanos...tinha tudo para ter acontecido cá

Beauty and the Beast disse...

Olha, eu achava que os senhores da meteorologia iam ao céu perguntar "como é que ia estar o tempo amanhã". Se só Deus sabia tudo, só ele é que poderia saber que tempo iria estar. Era melhor que assim fosse, que tínhamos menos palpites ao lado. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...