segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Uma das melhores coisas do meu Natal para os leitores do Quadripolaridades


Ingredientes:
1 Lt água
250 g açúcar
1 cálice vinho do Porto
casca de meio limão
2 dl mel
50 g pinhões
50 g nozes partidas
50 g de amêndoas
50 g passas
250 g miolo de pão
10 gema(s) de ovo
canela em pó
 

Preparação:
1. Leve a água ao lume com a açucar, a casca de limão, o pau de canela e o mel, até que atinja o ponto de espadana (quando se retira a escumadeira do caldo, este cai com o aspecto da lâmina de uma espada fina).
2. Reire do lume, corte pão de forma grada e junte ao preparado anterior, mexendo com uma colher de pau para incorporar o pão e não formar grumos.
3. Acrescente os frutos secos, o vinho do Porto e as 10 gemas mexidas e vá mexendo progressivamente, para cozer a gemas, mas sem deixar talhar.
5.  Deite em pequenas taças e polvilhe com canela.

10 comentários:

margas disse...

Como se chama este doce? Tem um aspecto delicioso!!

Vendedora de Opiniões disse...

Bem, os ingredientes deixaram-me de água na boca! Obrigada!

Alexandra Nobre disse...

Mexidos de Natal. Doce minhoto.

Gi - Desbocada Mental disse...

Isso na minha terra são Formigos pah!

Gi - Desbocada Mental disse...

Isso na minha terra são formigos!

pipinhaeheh disse...

Por aqui chamam-se Formigos e são deliciosos.

Rita disse...

Isto é maravilhoso, a minha mãe fazia muito quando eu era miúda e eu chamava-lhe "comida de gato" :D *Rita

Sílvia disse...

São como os que fazemos cá em casa, mas chamamos-lhe formigos :)

Suse Costa disse...

tenho a dizer que fiz tudo do ponto 1, ha quase 30 minutos que está ao lume e não faz ponto nenhum... quando acabar o doce dou feedback. ;-) feliz Natal....

A. disse...

Vinha só dizer que cá em casa se chamam formigos e que eu... adorooooo!!!!;)
Boas festas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...