segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

"Banana não tem, caroço, neném"



Ontem fomos ao LIDL comprar pão quente (sim, o LIDL agora tem pãozinho quente e é uma delícia!) e, assim que entrámos a Ana agarrou-se a um peluche que estava em exposição, neste caso, uma banana com um ar catita. 
Deixámo-la transportar a banana enquanto fazíamos compras e, quando chegámos à caixa, colocámo-la no tapete rolante para pagar. Qual não foi o nosso espanto quando o caixeiro nos informou que os peluches, devidamente, expostos, não estavam à venda.
Por cada 10 euros em compras os clientes recebem um selo. Ao juntarem 20 selos, os clientes podem trocar a caderneta preenchida por um dos sete peluches. Ou seja, que teríamos que comprar 200 € em produtos que corresponderiam a 20 selos e assim levar o peluche de borla.  
Nós só íamos ao pão e eu não gosto lá muito de campanhas de marketing  parvas, ainda mais, com uma estratégia agressiva e direccionada para as crianças (se não se vendem os peluches, para quê expô-los todos no meio da loja, dando a ideia de que os podemos comprar e ali à mão de semear das crianças, apelando à necessidade de consumo destas?), recusei-me a trazer a banana fofinha para casa, não sem antes perceber que o LIDL tem 7 peluches diferentes para as crianças coleccionarem, incentivando-às ao consumo de vegetais. Feitas as contas com a módica quantia de 1400 €, até Fevereiro (sim, que a campanha dura um mês e toda a gente sabe que gastar 1400 € no LIDL mensalmente é precisamente a quantia médica de gastos em compras do público-alvo do LIDL) podia trazer o gang dos frescos completo para casa, para gáudio da minha filha que- azar o meu!- engraçou mesmo com a porra dos peluches. 
Ora uma coisa eu já percebi: a escolha da palavra "gang", uma vez que se trata de uma campanha de marketing que é a maior roubalheira de que alguma vez há memória. Quanto à palavra "frescos", depois de assistir à Ana a berrar porque a mãe é "torcida" e se recusou a fazer compras ao Deus dará para lhe trazer um peluche promocional  por duzentos euros, também cheguei a uma conclusão: o departamento de marketing do LIDL devia pôr-se ao fresco, sim, pela ideia mais estúpida da história da psicologia do consumo direccionada ao público infantil. 
É que, por 1400 euros, prefiro fazer outro tipo de compras de bananas. Ana, não seja por isso, filha, chega em breve cá a casa:



9 comentários:

Vânia Azinheira disse...

Pois, isso dos peluches tem mt que se lhe diga, cada 10 euros de compras tem-se direito a um selo, são necessários 20 selos (200 euros de compras para termos direitos a um ou 10 selos (100 euros de omras) e pagar mais 2,99 euros. Por isso caros peluches mesmo....

Poisoned Apple disse...

Eu queria um Sr. Brócolo! :(

Bom, mas mas estás enganada, porque aquilo que li são 200€ em produtos que vais coleccionando em autocolantes numa folha. Não é 20€ ou 10€ + 3€ pelo peluche.

Recebes um ponto por cada 10€ em compras. Precisas de 20 pontos, faz as contas!

Portanto, 200€ em compras ou 100€ + 3€ pelo peluche.

Tens até 26/Fev! Força nisso!

Podes confirmar aqui:

http://www.lidl.pt/cps/rde/SID-5278E7AB-B5989309/www_lidl_pt/hs.xsl/4966.htm

av disse...

Por acaso, tinha ficado com a ideia que os podias comprar sem os pontos, mas já procurei e não encontrei, pelo que me devo ter equivocado.
Eu compro praticamente tudo no Lidl e já tenho 15 autocolantes (e ainda vamos a meio do mês...) Calculo que até 5 de março, quando termina a coisa, devo fazer duas cadernetas (não compro mais coisas por isso, mas se o dinheiro que lá gasto todos os meses me dá algo extra, aproveito).
Em 2 meses, portanto (de 6 de janeiro a 5 de março), é provável que gaste 400 euros no Lidl, naturalmente e sem grandes exageros...
(E tb lá compro o pão:P)

GAROTA DE IPANEMA disse...

Esta campanha está tão mal conseguida que até mete nojo. Não sei que raio se passou na cabeça dos gajos do marketing para inventarem isso, ainda por cima tendo como público-alvo crianças que não têm capacidade para compreender que os pais NÃO podem levar aquele peluche que tanto querem porque, simplesmente, o boneco não está à venda. E ainda fazem questão de espalharem os bonecos pelos corredores, mesmo à vista das crianças.

Fiquei tão horrorizada com esta "campanha" que também comentei hoje no blog sobre isso. É surreal, mesmo.

Orquídea disse...

bananas não arranjo, mas olha esta (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40212892/) cenoura...não é saudável? bem, pelo menos para a tua carteira é...

Ana Qua disse...

No IKEA há vários legumes a 10eur. Bróculos e cenouras há de certeza!

Eva Luna disse...

Não é por nada, mas cada vez que oiço a publicidade a estes bonecos na tv percebo SEMPRE que no fim dizem "chupem-nos" em vez de "juntem-nos". Caraças. :S

Caco disse...

Ahahhahhah! Brilhante!!!

Na Mesma disse...

http://kids.sapo.pt/gangdosfrescos

Não li as regras nem quais são os prémios mas deve ser qualquer coisa como bananas em peluche!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...