segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Casa roubada, trancas à porta

Passou um ano e quatro meses desde que a minha casa foi assaltada. Entretanto, mudei de casa, deixei a antiga vazia duas ruas acima, janelas fechadas, estores corridos, porta trancada. 
Às vezes, nesta casa nova, ainda temo ouvir vozes, gente a trepar na varanda e cima, a porta aos solavancos mas é sempre o vento. Antes de dormir, verifico todas as janelas, fecho-as no trinco, corro os estores, rodo a chave na fechadura, duas vezes. 
Por vezes acordo com o som ensurdecedor do silêncio desta casa, o vento nas frinchas, a entrar pela chaminé da cozinha, a brincar com as telhas. E penso que já passou, afastando o medo, a sensação de violação, de imiscuidade, de abuso, de crime. Mas, nesta casa, nunca mais me deitei sem trancar a porta.
Com a casa nova depois de uma assaltada como com as pessoas novas depois de outras que nos roubaram bocados de nós, nunca mais teremos a leviandade das portas abertas para quem quiser entrar e as janelas abertas de par em par para a casa arejar,
Nunca mais. 

6 comentários:

Fuschia disse...

Nunca me assaltaram a casa (bate na madeira!!) mas desde que me roubaram a mala que não consigo estar 5 min sem olhar para ela no restaurante, ou então ponho-a no colo com as velhinhas..

Susana disse...

A mim já assaltaram, de dia, comigo a dormir. Nunca mais deixei a porta destrancada e já mudei de casa.

Gaja Maria disse...

Tal e qual! A mim assaltaram-me com todos dentro de casa a dormir... Estive 2 meses que não consegui pregar olho, outros tantos a dormir com xanax e só passado 1 ano consegui sossegar. Mesmo assim, não vou dormir sem fazer a ronda

margas disse...

Verdade, verdadinha! À primeira não é culpa de ninguém, mas a segunda só acontece se tu deixares...

Conto de Fadas disse...

Nunca sou capaz de dormir de porta destrancada. Meto o trinco e tranco à chave. nunca, nem percebo que hoje em dia não se tenha esse cuidado! :/

Rui Pi disse...

Pesares à parte, pelo assalto da casa real, adorei a comparação entre as portas da casa e as portas da vida, e não podia estar mais correcta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...