sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sermão de Santa Pólo aos haters: "Vós sois o wasabi da blogosfera"

Vós, diz o Provedor da Blogosfera, Senhor nosso, falando com os haters, sois o wasabi da blogosfera: e chama-lhes wasabi da blogosfera, porque quer que façam na blogosfera o que faz o wasabi. O efeito do wasabi é limpar o palato dos leitores, impedi-los do envenenamento por consumo de posts crus; mas quando a blogosfera se vê tão democrática como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de wasabi, qual será, ou qual pode ser a causa desta falta de bom gosto? 


Ou é porque os leitores não têm bom gosto, ou porque a blogosfera se não deixa apurar. Ou é porque o wasabi não limpa o palato, e os haters não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a blogosfera se não deixa limpar e os bloggers, sendo verdadeiros os conselhos que os haters lhes dão, os não querem receber. 

Ou é porque o wasabi não limpa o palato, e os haters dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a blogosfera se não deixa limpar, e os leitores querem antes ler o que escrevem os bloggers, que seguir o que dizem os haters.

Ou é porque o wasabi não limpa, e os haters se pregam a si e não à blogosfera; ou porque a blogosfera se não deixa limpar, e os bloggers, em vez de servir aos haters, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? Ainda mal!
Suposto, pois, que ou o wasabi não limpe o palato ou a blogosfera se não deixe limpar; que se há-de fazer a este wasabi e que se há-de fazer a esta blogosfera? O que se há-de fazer ao wasabi que não limpa o palato, Provedor da Blogosfera o disse logo: Quod si haters pregarium para o bonecum, in quo haters?. «Se  os haters pregarem a sua doutrina de salvação dos leitores da escumalha que escreve blogs populares e de nada servir: para que servem os haters?» 

 Assim como não há quem seja mais digno de reverência e de ser posto sobre a cabeça que o hater que ensina o caminho do bem e faz o que deve, assim é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés, o que com a palavra escrita continua a blogar sem ter em consideração os sábios insultos dos seus haters e os que, ainda assim, os continuam a ler sem se evangilizarem pelos comentários mui nobres e anónimos dos haters. 

Isto é o que se deve fazer ao wasabi que não limpa. E à blogosfera que se não deixa limpar, que se lhe há-de fazer? Este ponto não resolveu o Provedor da blogosfera, no Blogo-Evangelho; mas temos sobre ele a resolução da nossa grande portuguesa Pólo Norte, que hoje celebramos, e a mais galharda e gloriosa resolução que nenhuma blogger tomou.

Isto suposto, quero hoje, voltar-me dos leitores aos haters, e já que os leitores continuam a cá vir e não se deixam limpar pelo wasabi da blogosfera, se não aproveitam, pregar aos haters. A raivinha dos dentes está tão perto que bem me ouvirão. Os demais podem deixar o sermão, pois não é para eles. Ursa, quer dizer, Domina ursis: «Ursa do Pólo Norte»; e posto que o assunto seja tão desusado, espero que me não falte com a costumada graça. Ave Ursa.

(continua)

3 comentários:

Tónicha disse...

Não sou bloger nem hater, mas ursa estás equivocada. Não querias antes dizer gengibre? É que efectivamente o wasabi não é nenhum limpa palato, é utilizado como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru.

CoriscaRuim disse...

...Só para informar que já começaram a explodir neurónios com a carga de informação...

...E não, não foram os meus :p

...E o gengibre, pá?
...Eu quero é saber do gengibre!

Fátima Bento disse...

Diz aqui a fátima, que não é ursa mas e burra, porque não apanhou NADAdo que a URSA disse. Juradinho.
E o Wasabi é aquela coisa que, faça lá o que fizer, não me passa na goela
E já agora, hato haters, ok?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...