sábado, 1 de fevereiro de 2014

Pistoitira, flausina e a estupora que veio jantar cá a casa

Aparentemente sou a última moicana a usar (e abusar) da palavra "pistotira". Sempre que a uso as reacções não se fazem esperar desde curiosos "o que é que isso quer dizer?" ou "aos anos que não ouvia essa expressão..."
Acabei de dizer a palavra "flausina" e tenho uma amiga aqui ao lado, de lágrimas nos olhos, a chorar há uns bons 5 minutos. A chorar a rir. 

Há paciência?


(acusem-se os moicanos que usam a porra das expressões, p'lamor da santa, para calar esta estupora!)

19 comentários:

PatriciaeMelguinhas disse...

Flausina sim costuma usar, pistotira conheço mas não uso com frequência :)

Lia disse...

Conheço as duas expressões (são comuns no meio familiar).

Pipe disse...

Peço desculpa mas não conheço nenhuma dessas expressões. Mas eu também não sou da idade de as conhecer, provavelmente.

Só comigo disse...

Conheço. Não uso dessas uso outras. Tipo não sei o nome de alguma coisa, vai de pinchavelho. Como o pinchavelho para tirar a salada da saladeira.

mysupersweettwenty disse...

Pistotira sim :))

Diário de uma Maria Ninguém disse...

Flausina, conheço...

Pedro M. disse...

Não digas isso à frente da Rute Marques. Pelo menos espera até que esteja deitada.

Paula disse...

Essa tive de ir procurar:
Pistotira: Substantivo masculino

Folclore. Nome de uma célebre canção-marcha popularizada entre os estudantes da Universidade de Coimbra através das gerações, derivado da letra do seu estribilho.

vidademulheraos40.blogspot.com.

Sílvia disse...

Flausina conheço, a outra acho que não... A minha Avó detesta o nome de uma das netas e trata-a por flausina desde sempre. Mas talvez seja das raízes do Minho (de onde também sou), não?

O Sexo e a Idade disse...

Pistotira presente!
(flausina menos mas sim)

tia verde água disse...

Iupiee, alguém que conhece vocabulário que o meu marido insiste em dizer que só se usa na casa dos meus pais!!! Por lá 'Pistoitiramos' todos :)
beijinhos

rosa do deserto disse...

LOL eu sou das tais que diz: há anos que não ouvia isso. Por acaso gosto quando vejo por aqui essas palavras, trazem-me recordações de infância...

:)

Lili disse...

Conheço todas as expressões, só uso a flausina e estupora, pistoitira (sinceramente) não me lembro da ultima vez que usei....

Teresa disse...

Flausina uso muitas vezes, desde sempre, tenho a certeza de que deve aparecer com frequência no blogue. E também lambisgóia.

AL disse...

E sirigaita?

Rita CutxieCutxie disse...

Usei muitas vezes a palavra flausina, juntamente com o sicrano e o beltrano.
Pistoitira já não ouvia há muitos e longos anos.

Vanda Fidalgo disse...

Sim eu utilizadora de tais palavras acuso-me....

Rititi disse...

Eu também uso essas expressões todas: Pistotira, Flausina, Sirigaita, Sicrano e Beltrano, Lambisgoia e Estupora. Aliás lá em casa somos useiros e vezeiros nesses termos. ;)

Mariana Delgado disse...

rabina e rabinices
pespeneta(ha quem diga pespireta)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...