quarta-feira, 30 de abril de 2014

As minhotas famílias nucleares alargadas


Na quinta da Torre, em Poiares, viveu durante muitas décadas a minha família. A minha avó lá nasceu e, embora todos nós a seguir tenhamos nascido pela capital, as nossas raízes lá estão, enterradas à sombra dos castanheiros, empoeiradas como os santos na pequena capela, resistentes como as paredes de pedra. 
De todo um legado enorme que a minha avó (e o meu avô) nos deixaram, para além da pronúncia que amamos, do arroz que acompanha todas as refeições, do gosto pelas chouriças de cebola, do cordão de ouro que ali está para ser partilhado, cortado em partes e distribuído por todas e que assim ficará para sempre, intacto e à espera das partilhas que adiaremos para sempre, para além de tudo o que é material, gosto, o mais importante do Minho que a minha avó nos deixou foi este sentir colectivo e plural do que é ser família. 
Estes palpites que todos damos na vida uns dos outros, estes pedidos de opinião em jeito de concílio antes de tomarmos decisões importantes, este sentir que os problemas de um são de todos, e que se as alegrias e as tristezas forem partilhadas serão, respectivamente, mais intensas ou mais leves, esta sensação de que há sempre uma tribo, um clã, uma rede de suporte.
Ontem, ao acompanhar o meu tio a uma pequena cirurgia o legado da minha avó (a minha avó) ali esteve. Na sala de espera, em silêncio, à espera do fim da cirurgia, a minha mãe ligou-me para descer até ao bar do hospital. Na mesa, a tomarmos café enquanto esperávamos, juntou-se a nós a minha tia e o meu tio. Mais tarde o meu outro tio rendeu-nos. Parecíamos uma família de ciganos. 
E caraças, como eu tenho orgulho em fazer parte destas minhotas famílias nucleares que de nucleares, de tão alargadas, não têm nada.

4 comentários:

cantinho disse...


Grande mulher minhota... da mais linda vila de Portugal!

Peppy Miller disse...

Poiares perto de Freixo?

Pólo Norte disse...

Peppy Miller,

Sim. E de Vitorino de Piães.

Peppy Miller disse...

Somos "bezinhas";)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...