domingo, 20 de abril de 2014

A EXPERIMENTAR | Solar dos Amigos ou O melhor restaurante de Portugal

Embora Alcabideche, essa grande metrópole, tenha à porta de casa os meus restaurantes de eleição (experimentem o polvo assado d'"A Casa do Vítor", o cozido à portuguesa da "Adega Típica do João Aires" e a açorda de marisco do "Ponto Verde" e logo me dizem de V. justiça...), a verdade, verdadinha, deixando de ser regionalista, o melhor restaurante do país fica no Guizado, às portas das Caldas da Raínha.
O "Solar dos Amigos" é só para quem conhece e quem conhece volta sempre.



Embora a especialidade seja o bacalhau assado com batatinha a murro, desta feita comemos o mais bestial cozido à portuguesa do Mundo, com morcela de arroz e farinheiras divinais, lombardo que sabe a lombardo, batatas que sabem a batatas e, só porque era impossível ignorar as migas de broa, juntámos esta iguaria ao arrozinho cozinhado, claramente, com a água do caldo do cozido.


(Já depois do primeiro round...)



Meia-dose dá para seis pessoas mas nós, como éramos só quatro, partilhámos a mesma meia-dose e trouxemos farnel para casa. Para regar a refeição dedicámo-nos ao vinho de jarro, em profundo deleite num ambiente rústico e cheio do meu padrão preferido: o dos tecidos de chita. 
Eu acho que o "Solar dos Amigos" devia ser condecorado com a "Grã Ordem do Melhores Restaurante do País", juro, juro, ainda mais quando me lembro do tabuleiro com umas 12 sobremesas diferentes que dificulta a escolha mas nós, como somos muito despachados, tratámos de mandar abaixo quatro diferentes, porque, no "Solar dos Amigos", no partilhar é que está o ganho. 
O preço? Obsceno de barato: 50 euros por meia-dose de cozido para quatro (que chegou para duas refeições), vinho, entradas de broa com requeijão caseiro e doce de abóbora e sobremesas. 
Único senão: o restaurante não tem multibanco. Convém levantar dinheiro antes sob pena de, depois da refeição, irmos a rebolar até à caixa ATM mais próxima...

5 comentários:

Veruska disse...

Claro que Alcabideche é uma grande metrópole, ou não tivesse eu frequentado o 7º e 8º anos por lá...ehehehe

Mafalda disse...

Não por amor à terra natal, mas o Solar será sempre o Solar :) Saudades.

rosa_chiclet disse...

Adoro :)

esse restaurante é para lá de maravilhoso..

kisses***

Ana Vilhena disse...

experimenta os lagartos.... tããããããããão bons

Ana Vilhena disse...

experimenta os lagartos.... tããããããããão bons

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...