quinta-feira, 1 de maio de 2014

Esta coisa da identidade clubística

Na minha família materna toda a gente é adepta do Benfica. 
Já na minha família paterna, até porque tivemos um membro da família que foi alto dirigente do clube, toda a gente é do Sporting. 
Eu cheguei ali a uma altura da minha infância que não queria ser da equipa do pai nem da mãe: queria ter personalidade clubística. E, sem razão nenhuma, um dia declarei que era adepta do Futebol Clube do Porto. Porque sim. 
Mais tarde encontrei várias razões para continuar a ser portista: o clube sagrava-se sempre vencedor e... we'll always have Vitor Baía. 
Sou, de corpo e alma, portista e quero que o Porto ganhe tudo o que há para ganhar. Chamo ao Jorge Nuno Pinto da Costa "o presidente de todos os portugueses" não só para causar raivinha dos dentes aos outros adeptos mas porque acho (acho mesmo) que seria uma aventura ímpar se o presidente do Porto gerisse o país como gere o clube. Não deixo de dormir se o Porto perder e tenho fair play, o que não me impede de aproveitar  para me meter com os benfiquistas e sportinguistas sempre que a ocasião me é favorável. 
O que não percebo- não percebo mesmo- é aquela coisa das pessoas serem do "Juventus desde pequenina" e outras barbaridades afins quando, numa competição europeia ou mundial, outro clube português que não o deles se confronte com outra equipa. Então mas a identidade clubística vale mais que a identidade nacional?
Se o nosso clube não estiver metido ao barulho, é preferível que ganhe uma equipa estrangeira que não nos diga nada em vez de uma portuguesa? Mas está tudo maluco?
Sou portista, sim senhora, mas antes de tudo sou portuguesa, torço pelos portugueses e gosto que os portugueses vinguem e ganhem lá fora. 
Mesmo que esses portugueses sejam benfiquistas, pá!

Posto isto: parabéns Benfica!

9 comentários:

Susana disse...

Partilho dessa opinião. Sendo benfiquista, é bom saber que em todos os clubes há adeptos normais, que sabem apoiar sempre os portugueses:)

Susana disse...

Partilho dessa opinião. Sendo benfiquista, é bom saber que em todos os clubes há adeptos normais, que sabem apoiar sempre os portugueses:)

Sílvia disse...

Obrigada em nome dos benfiquistas. Hoje em dia isso é bastante raro e, por causa de atitudes dessas, confesso que eu mesma deixei de torcer pelo FCP quando joga fora (não peço aos santos para que ele perca mas não torço com toda a garra como fazia) desde que os seus adeptos foram receber em festa, no aeroporto, a equipa rival do benfica numa dessas competições internacionais.

Sem Nome disse...

Sou do Porto, mas até podia ser de qualquer outro clube. Quando joga a selecção nacional, torço por todos os jogadores, sejam do Porto, do Sporting ou do Santa Clara. Quando é um jogo entre clubes, não tem nada a ver. Não me choca que haja quem torça por equipas estrangeiras contra equipas portuguesas até porque nessas equipas podem estar jogadores portugueses. Veja-se o caso do Cluj da Roménia: no último jogo jogou com 4 portugueses titulares, já o Benfica hoje jogou com apenas 1 português titular. Identidade clubística = clube. Identidade nacional = selecção nacional. São coisas diferentes.

Sem Nome disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silent Man disse...

Tenho de apresentar este texto ao meu vizinho de baixo, que gritou feito desalmado quando o golo da Juventus foi anulado e quando o jogo acabou... Parecia que o Porto (clube dele) tinha acabado de levar 5-0 ou assim...

Marisa Reis disse...

Partilho da tua opinião. Sendo benfiquista até estranho ouvir esta opinião de uma Portista, porque a maioria dos adeptos prefere que os rivais nacionais percam do que uma equipa portuguesa ganhe a uma estrangeira.

N disse...

"seria uma aventura ímpar se o presidente do Porto gerisse o país como gere o clube."
Com corrupção, portanto, como aliás já estamos habituados?

Miss Pipeta disse...

Boa! Obrigada... É bom saber que há por aí mais pessoas normais. Adoro futebol e vivo no Porto, pelo que já fui até algumas vezes ao estádio torcer pelo fcp em competições europeias.
Ass: Uma benfiquista convicta.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...