quarta-feira, 25 de junho de 2014

AGENDA QUADRIPOLAR | Dia de degustação no Espaço Açores

Acontece amanhã.
O Espaço Açores habituou-nos, às primeiras quintas de cada mês, a uma prova gratuita de montes de produtos regionais açorianos mas amanhã é uma quinta-feira especial. Perguntam-me vocês: mas porquê, corisca honorária?
Eu faço o boneco:


Amanhã é a prova anual de Sopas do Divino Espírito Santo.

As sopas do Divino Espírito Santo são sopas açorianas que tiveram a sua origem devido ao pagamento de promessas que os crentes faziam ao Espírito Santo, oferecendo esta comida como sinal de agradecimento. Nas ilhas, celebra-se cada pedido divino atendido com um pequena procissão a que se chama coroação que culmina na oferta de uma refeição a todos as pessoas (conhecidas ou não conhecidas) que quiserem atender o convite que é feito a toda a comunidade. 
Estas sopas são confeccionadas com pão que é posteriormente coberto com a água que cozeu a carne de vaca tenrinha açoriana, numa espécie de caldo. É também adicionada hortelã e outros condimentos. 
 Para além destas sopas, no grupo Central junta-se, ainda, a famosa Alcatra de Carne. 
Por fim, ainda é servido o Arroz Doce. Em todas as ilhas é possível comer estas sopas, todavia a receita vai variando de ilha para ilha e até mesmo de freguesia para freguesia.


Juntem-se. Vão ver que é podrios de bom!

1 comentário:

Joanna disse...

Que engraçado, não sabia que havia esse tipo de iniciativas aí no "Continente" :)

Sabe muito bem uma sopinha do Espírito Santo com um raminho de hortelã. E quem quer pode ter a sua própria "pensão" em casa, que consiste numa oferenda de várias carnes de vaca, um bolo de massa, pão e vinho e assim fazer as suas próprias sopas :) só é pena é que fique quase impossível sair de casa aos domingos sem ser a pé quando há essas coroações... hehe, tradições :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...