segunda-feira, 7 de julho de 2014

As mulheres mais mulheres do país são as minhotas

"Rumo ao Norte sempre como quem regressa a casa. À terra. Ao Minho. Ao meu Minho. Àquelas expressões da minha avó ["estou barada, filha, estou barada!"], a pronúncia que é música, acordeão e realejo, cantigas à desgarrada. Uma alegria na voz mesmo com o luto no corpo, um entusiasmo nos olhos mesmo com a dor na alma. As mulheres do Minho são assim, têm a alma vestida de mangas arregaçadas."
(...)
 "O Minho é uma cozinha com pão de milho quente de lenha, chouriças de cebola no fumeiro, lugar central da casa, quarto de estar de mulheres que esperam os seus homens, de boina, ao fim do dia, num regresso a casa, à família, símbolo mais forte do Minho, terra de afectos. " 
(...)
 "Regressar ao Minho é, sempre, regressar ao princípio do Mundo, a casa, às raízes e ao chão, às uvas antes do vinho, vinho tinto, vinho verde, mas não tão verde como os olhos verdes da minha avó, rainha de mim. "



A minha próxima crónica na Lifecooler será sobre o Minho. 

8 comentários:

Na Província disse...

O meu Minho, onde nasci, cresci e vivo, já o troquei, mas regressei...

Gu disse...

Ao ler o teu texto é quase como se toda a minha memoria fosse escrita! A minha mãe é do Arcos de Valdevez... eu nasci em Lisboa, mas todos os anos em Agosto volto a "minha terra"!!!

cantinho disse...

Grande Minhota, grande Polo Norte.
Um beijinho de Braga.

Sara* disse...

Tenho tanto orgulho em poder dizer que sou uma mulher minhota! :)

L. das horas disse...

Somos assim, é bem verdade.

Vou levar, mas faço referência :)

Pusinko disse...

As mulheres das memórias esperam pelos seu homens. As do presente não. Nem cozem pão.
Rainha não leva acento.

Pólo Norte disse...

Pusinko,

O texto é sobre o Minho da minha memória (e no presente, as minhs tias-avós ainda esperam pelos maridos, de boina, na cozinha. São velhas mas ainda são presente. ;)
Rainha corrigido. Obrigada!;)

Pusinko disse...

Certo.
Eu é que não espero por ninguém mas, ainda há avós por aí à espera dos seus moços para jantar. De resto, são elas que fazem o melhor pão de milho. Zeus as conserve muito tempo :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...