quinta-feira, 3 de julho de 2014

O pero da discórdia

Coloquei no meu facebook pessoal uma fotografia igual à que coloquei aqui em baixo do pero acompanhada da questão: "Como é que vocês chamam a este fruto?"

As opiniões dividem-se: uns acham que é um marmelo, outros apontam para um fruto exótico não identificado. 

Afinal, não sei se mude de marido, se mude de amigos...

7 comentários:

Fuschia disse...

Já no outro dia se gerou a mesma discussão aqui no estaminé. Olha o priberam diz que pêro é maçã, portantos a priberam é que sabe.
(o pêro é quando o homem quiser, ora ora)

Susanita disse...

Ai que nabos! Aqui pelo Norte, em algumas localidades as maçãs também são chamadas de peros... Qual marmelos qual quê! Choné é a malta que nem um fruto sabe identificar! :D

Susana

ME disse...

Um pêro é a especie de maçã Bravos Mofo. Tem caractericticas especificas e origem controlada. Dizer que o pêro é uma maçã não está errado da mesma forma que não está se disseres que o Labrador é um cão.

Catarina disse...

Eu que tenho raízes minhotas sempre disse pero, mas o meu marido que é da Beira Alta, diz que esse termo não existe, e goza comigo, cada vez que digo pero.

Ps ao comentário acima: Bravos Mofo?!?
Há umas maçãs que realmente tem características especificas e são de origem controlada, mas a designação é Bravo de Esmolfe.

Alexandra Nobre disse...

Para mim são todos maçãs. Há pêras e há maçãs.

Quanto ao comentário da ME aqui em cima, são maçãs de Bravo Esmolfe e não Bravos Mofo. Uma maçã deliciosa, elegante, sensível, muito aromáticae … tipicamente portuguesa. :-)

ana preguiça disse...

Querida polo, pero foi o responsável pela minha maior vergonha académica no 1º ano de engenharia agronómica. Só há maçãs, mas cá em casa continuamos a ter peros e maçãs ;)

mar disse...

De um ponto de vista unicamente botânico, pêro não existe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...