sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Repost: Porque, sim, pode alguém ser quem não é

A vida ensina-te que as pessoas encerram várias pessoas em si. Que isto das quadripolaridades é muito engraçado, parece uma palhaçada, mas lá no fundo tem o seu quê de verdade, que as pessoas são mais do que elas julgam que são, mais do que julgam que nos mostram, mais do que elas não sabem que nós achamos que elas são, e são, no fundo, tudo isto e ainda mais ao mesmo tempo.
E voltamos à janela de Johari e este quadrado não me fazia tanto sentido quando o estudei na universidade há dez anos atrás. E hoje percebo que as pessoas também não são estanques, para além de serem mais que tudo aquilo que escrevi. São dinâmicas, mudam consoante o tempo, o espaço e nunca se deve cristalizar alguém pelo que se conheceu outrora.
As pessoas são uma caixinha de Pandora em constante transfiguração e, depois- agora- lembro-me que foi por isto que segui Psicologia e tudo me volta a fazer sentido.
Mas o que a vida mais me ensinou é que, no matter what, o único erro realmente fatal é formares uma opinião de outrém pelos olhos de terceiros: construires uma imagem, formares uma opinião, juízos de valor e estereotipos subjacentes sem conheceres de perto o objecto de análise.
O Pico visto de S. Jorge é uma montanha diferente da que se vê no Faial, garanto-vos. No entanto, é sempre a mesma montanha. A minha montanha, desde que vista, numa ou noutra ilha vizinha, pelos meus próprios olhos.
E isso eu já aprendi.

3 comentários:

Filipe disse...

Manuel Cruz - Ninguém É Quem Queria Ser

https://www.youtube.com/watch?v=Pe5dSID9aq8

Solana disse...

Boa perspectiva! Sem dúvida!

Carla Pereira disse...

O livro do Luigi Pirandello "Um, ninguém e cem mil" é, basicamente, o teu primeiro parágrafo desenvolvido. Até o ler achava tão cliché a história de "o livro que mudou a minha vida", mas depois passei a olhar para mim e os outros de forma totalmente diferente, pensando, tantas vezes, "será que para os outros sou quem eu acho que não sou?" Desabafos de uma tarde chuvosa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...