sexta-feira, 3 de outubro de 2014

30 e tal coisas que a Ana não vai aprender na escola*

A contar os meses com 31 dias pelos nós dos dedos. A fazer balões com pastilha elástica. A pedir desejos às estrelas cadentes, A apertar os atacadores. A apanhar amoras sem se picar. A dar beijinhos no pão se o deitar fora. A saber o significado do "menino Jesus mija". A gostar dos Marretas. A dizer encarnado e não vermelho. A decorar os dedos por "Mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura bolos, mata-piolhos". A rasgar o papel das prendas sem maneiras e sem querer poupar a fita cola. A descascar romãs com uma colher. A colocar as bolas harmoniosamente na árvore de Natal. A provar groselha e ginger-ale. A comer caracóis sem palito. A ter animais de estimação inusitados como grilos. A ver as horas. A dizer "quê de nove" em vez de "quê de quá-quá". A dançar à chuva. A dizer "toooooma!" quando ganhar alguma coisa. A comer bolachas Maria com manteiga. A dizer "é bem feita porque o cão tem a mania que é espertalhão" quando vê que o karma dá lições a quem merece. A descascar um pero com apenas um corte apenas. A comer massa de bolos crua antes deles irem para o forno. A chupar erva zeda. A pisar poças com botins de borracha. A apanhar laranjas com uma roca. A escrever postais de Natal para as pessoas que gosta. A saber o significado da sirene dos bombeiros tocar a meio da manhã. A dizer "tchim tchim" quando se brinda. A comer o pastel de nata à colherada. A lamber as varetas da batedeira depois de se fazer chantilly. A morder a vela de aniversário enquanto pede um desejo. O que são as fadinhas do mar e onde vivem. A rezar o anjinho da guarda antes de dormir. A comer gelados de gelo feitos de leite com chocolate em couvetes que vão ao congelador. A caçar pirilampos. A jogar ao STOP.


(em actualização)


(* porque quem a vai ensinar sou eu!)

5 comentários:

Ana Raquel disse...

Acho que vai aprender a contar os dias dos meses pelas nozes dos dedos sim! Ainda "se usa" ;)

sushi disse...

já agora, eu tb gostava de saber a cena "do menino jesus mija" se faz fabor!!! essa é nova pra mim!

coisasquetaiseafins.blogspot.pt

Sónia Costa disse...

Os meus alunos aprendem a dizer "quê de nove"! ;)

Rolls disse...

O menino mija é uma tradição açoriana da altura do Natal, em que a malta vai de casa em casa perguntando se "o menino mija?" e as pessoas, todas!, oferecem aos visitantes algo pra beber - normalmente vinho de cheiro (no continente, vulgo Portugal continental, chama-se vinho americano/morangueiro), e uns docinhos de Natal. Saudades dessas idas e vindas :)

patricia disse...

e com este texto ganhou uma leitora... também gosto de ensinar cada uma destas coisas boas, e observar a mudança no olhar quando eles percebem um sentimento novo.
:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...