sábado, 25 de outubro de 2014

Dia Mundial da Spina Bífida e Hidrocefalia


Toda a gente tem uma causa com a qual se identifica mais. Por motivos vários: porque sofre na pele, por ter próximo de si alguém relacionado com a causa, por se identificar com os pressupostos da mesma ou por ter na sua história de vida algo que o faça cruzar com a génese desta causa.

Hoje é o Dia Mundial da Spina Bífida. 

Muitas das pessoas que lêem este blog não saberão que sou portadora desta patologia. Não faço desta deficiência uma bandeira nem a exponho como parte do que eu sou. Eu tenho Spina Bífida mas não sou a Spina Bífida. 

Gostava, neste dia, de afirmar que ter esta patologia não o fim do Mundo. Na verdade, para mim e para todos os meus amigos "spina", foi o princípio do Mundo. E que não há um estereotipo sobre o que é ser portador de Spina Bífida e a diferença dentro das próprios afectados (com marcha autónoma, com mobilidade reduzida, com ortóteses ou cadeirante, tanto faz) faz-nos desconstruir todas as verdades absolutas sobre a deficiência, todos os estereótipos e preconceitos. 

E, apesar da Spina Bífida, com ela, também por causa dela e das experiências e das pessoas que me trouxe, da forma como me fez crescer e tornar-me pessoa e, especialmente, muito para além dela: sou feliz.

Neste dia Mundial, apresento-vos a minha causa.




  (Disclaimer: esta causa é minha, pessoal e nada terá que ver com os pressupostos da nova associação, só para não gerar confusão, ok?)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...