quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pergunta só para alentejanos

A propósito da minha última crónica na Lifecooler, falo deste tema a uma amiga que, mais uma vez, desconhece o tema da minha conversa. 

O assunto é, aparentemente, simples: de cada vez que falo de "atabefe"- uma iguaria maravilhosa que me foi apresentada por um tipo de Estremoz- 9 em cada 10 alentejanos não faz puto de ideia do que se trata. 

Digam-me de uma vez: foi o tipo de Estremoz que inventou o nome daquilo ou anda tudo avariadinho?

16 comentários:

Suse Costa disse...

Atabefe é uma iguaria do Norte Alentejo, eu alentejana do litoral só conheci tal quando vim para Portalegre.
É do género do Almeçe (ou almesse, não sei) do Baixo Alentejo.

Analycia disse...

Não inventou, em Montemor-o-Novo, Évora, Vidigueira e em Beja também existe. Eu particularmente não sou grande apreciadora, mas a minha mãe adora ;)

Bicharocos Carpinteiros disse...

Não, não te enganaram, mas isto é um assunto tão alentejano-complexo que até temos uma expressão: "Tem mais nomes que o atabefe" quando queremos dizer que alguém ou alguma coisa tem muitos nomes. No caso literal, podemos chamar atabefe, almece, almeice, requeijão, coalho, coalhada e muitos mais.
Tens que ir mais vezes. Traz-se sempre muita coisa ;)

Sílvia Ferreira disse...

É mais conhecido por almece... Pelo menos em Évora :-)

Vanessa Alexandra Rito Pereira disse...

Os Estremocenses têm o dom de geralmente, só dar a conhecer coisas maravilhosas :)!

Rita R disse...

Ali em cima a Bicharocos Carpinteiros já explicou tudo. Existe, adoro, cresci a comer atabefe com açúcar/mel :D e tenho tantaaaas saudades dessa iguaria.

Tamia disse...

Almece... Com açúcar e canela! ui que marchava tão bem agora!

Eu alentejana de Évora me confesso e nunca tinha ouvido falar em atabefe!

Lénia Rufino disse...

Das alentejanices todas, esta é a de que menos gosto. Mas sim, atabefe ou tabefe, versão reduzida na terra da minha mãe.

M João Monteiro disse...

A minha sogra chama-lhe atabefe (Fronteira, Portalegre). Do lado do meu pai (Alandroal) chamamos-lhe almece. Sabe ao mesmo ;) Para mim ,com açúcar e canela e sem caldo.

Jo disse...

http://traveltoalentejoportugal.blogspot.nl/2012/05/almece-ou-atabefe.html

Jo disse...

http://traveltoalentejoportugal.blogspot.nl/2012/05/almece-ou-atabefe.html

rosa do deserto disse...

Eu não sou alentejana, mas sei o que é isso. Na minha zona (de onde são as minhas origens - Ribatejo) também se usa isso (ou usava em tempos).
By the way... detesto a "coisa"!

Vera disse...

Do que me lembraste.Adoro.

Opinante disse...

Nasci em Portalegre e também é atabefe! No entanto, agora vivo no Baixo Alentejo e por cá é almece!

Maria Rolo disse...

ahhhh atabefe...até me cresceu água na boca. Sou de Alter do Chão, distrito de Portalegre e começo muito bem o atabefe, para mim uma das melhores iguarias Norte Alentejanas :D

Heartless disse...

Olha, agora fiquei parva, tanto alentejano a falar do assunto e ninguém, nem um, lhe chamou zambana!! Eu que sou de castelo de Vide e sempre lhe chamei assim, fiquei triste... podes juntar mais um nome à colecção ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...