sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O menino mija?

É, provavelmente, a minha tradição favorita açoriana. Os amigos e parentes vão, nos dias seguintes ao dia de Natal, de porta em porta fazendo a pergunta sacramental: "O menino mija?", ou na sua versão mais soft, "Vim ver se o seu menino Jesus faz xixi!". E as portas abrem-se, e as garrafas destapam-se e há massa sovada, queijo e bolo de Natal nas mesas das ilhas e brinda-se. Brinda-se muito à laia do menino jesus fazer xixi. 
E eu, que já não passo as festas natalícias nos Açores há alguns anos, envio sms e mensagens aos amigos e peço-lhes que não desmontem o pinheiro até dia 16 e que me guardem aguardente de amora, angelica e vinho de cheiro que dia 16 de Janeiro lá estarei a gritar, porta a porta, como boa açoriana honorária que sou: "O menino mija???"

2 comentários:

Paula Patricio disse...

Estou em São Miguel desde 24. Devo voltar para Lisboa a 28 e ainda não tive uma mijinha que fosse ... Estou tristíssima ... Esta era uma das tradições que mais gostava quando vivia na ilha e agora passados 8 anos vejo que a coisa já não é a mesma (pelo menos em São Miguel). Custa ver as nossas tradições desaparecerem ...

Diana Machado disse...

não fazia ideia dessa tradição vossa, que engraçado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...