terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A LER | Kakebo


Não vai ser pêra doce, que não. Somos indisciplinados e não alinhamos em desafios nenhuns a médio/longo prazo: não tiramos uma fotografia todas as semanas à Ana, não escrevemos nas agendas todos os dias, não actualizamos ficheiros diariamente, nada. 
Mas o meu "mano" ofereceu-me no Natal o "Kakebo" e é desta que vou me tornar uma tipa popuada e com as despesas controladas. 
Kakebo é uma palavra japonesa e é a soma dos três carateres (家計簿) e que significa, literalmente,  «livro de contas para a economia doméstica». 
Neste livro somos convidados a descrever diariamente as nossas despesas, de forma a termos uma análise gráfica do tipo de despesas que fazemos, onde as podemos cortar e como podemos, de facto, poupar.
Temos cumprido e escrito todos os dias. Mas, também, hoje ainda é dia 6, né? :P




          

4 comentários:

Vanessa disse...

Esse livro é a lógica da batata. Começas a poupar a partir do momento em que não gastas dinheiro nele.
Como te foi oferecido, olha, aproveita.
Nada nesse livro é novidade, não há nada nesse livro que eu já não faça há anos com ferramentas bem mais fáceis como o papel e a caneta e o excel.

Maria disse...

Eu já registo todas as despesas há quatro anos e tem-me ajudado bastante. Se não te deres bem com o livro e tiveres um smartphone existem N aplicações para ajudar nesse sentido. Dizem que o Boonzi apesar de ser pago é muito bom

Catarina Sousa disse...

Acho o conceito do Kakebo muito giro, mas se eu registasse todas as minhas despesas à mão acho que desistia de controlar os meus gastos ao fim do 3º dia. :P

Eu uso o Boonzi, que a Maria mencionou acima, e adoro! Em vez de registar tudo à mão, importo o meu extracto bancário e pronto. E ainda me deixa criar orçamentos e definir objectivos de poupança. Quando não os cumpro, o Boonzi recalcula a previsão de poupança por mim. :)

Escrevi uma review do Boonzi no meu blog, se quiserem ver, deixo aqui o link:

http://joanofjuly.com/boonzi/

Sandra disse...

eu tenho uma folha de excel com despesas mensais, é suposto todos os dias acrescentar lá as despesas - até faz gráficos e... ora!!!
Ao fim de 2 anos lembrei-me que a tinha porque num ano experimentei e cansei, nunca batia a gota com a perdigota porque aquilo tem o deve, o haver, o valor bancário, as poupanças e nada batia certo com os talões bancários :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...