quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Ex estudantes de Erasmus na República Checa: acusem-se

A filha de uma leitora quadripolar vai estudar no programa Erasmus para Brno, República Checa, já no próximo dia 19 de Fevereiro.. 
Precisamos, urgentemente, de sugestões de como e onde procurar alojamento, dicas sobre a vida no país, alertas e tudo, tudo, tudo. 

Quem ajuda?

6 comentários:

Rita Maria disse...

Eu não fiz Erasmus lá mas estudei em Praga no mestrado e estive um dia na universidade de Brno. A universidade, se for a mesma, tem condições incríveis, e a cidade também é muito engraçada, tanto quanto pude observar (pouco, porque estava meio metro de neve no chão e um frio de rachar)(engraçada e com poucos turistas, yay!). Também foi lá que comi a minha melhor refeição da República Checa, num restaurantezinho tradicional perto da universidade.

Eu encontrei quarto em Praga antes de ir usando o craigslist e os sites alemães de procura de quartos, que são muito bons (por exemplo www.wg-gesucht.de e www.studenten-wg.de) e tive uma sorte incrível, tinha um quarto excecional, a casa de banho mais luxuosa que tive até hoje e morava com checas, o que achei muito importante para a minha experiência do país, mas a maior parte dos meus colegas marcaram quarto num hotel ou hostel e procuraram só depois de chegar e safaram-se bem.

Eu via o que encontrava nestes sites (embora para Praga tenha sido de certeza mais fácil) e falava com o gabinete de Erasmus da universidade, de certeza que eles têm sugestões.

Depois chegando lá também há um jornal para expats, o Prague Post, que ajuda a ir sabendo o que se passa no país e integra mais, e um fórum, o expats.cz, que também publica um guia de adaptação à República Checa que pode ter algumas informações úteis. Ah, e aprender um bocadinho de checo, mesmo que pouco, faz uma diferença enorme, muito grande mesmo, e os portugueses têm a pronúncia facilitada.

De resto é aproveitar o país, a gastronomia, a cultura a preço de saldo, a cerveja, os comboios baratíssimos e os checos, que são difíceis mas valem muito a pena.

(estou cheia de inveja!)

Paula disse...

O restaurante deve ser o "Canas" (não sei se se escreve assim...). É bem catita, acolhedor, baratinho e a comidinha é bem boa!!
Brno é um sítio giro, uma cidade virada para os estudantes, pelo menos assim me pareceu.
Come-se bem em qualquer tasco de rua, tem uns transportes que funcionam comédeser :)
Quanto a alojamento, não há a possibilidade de ficar numa residência da universidade? São a melhor opção nestes casos.

anamargarida disse...

há um programa de ESN (Erasmus Student Network) onde estudantes podem arranjar um buddy para os ajudar nessas coisas todas

anibal oliveira disse...

Venho aqui fazer um peq comentário a pedido de uma amiga: Rep Checa... Grande escolha! Eu estive lá em erasmus há 8 anos em Zlín na UTB. Para o alojamento entrei em contacto directo com a faculdade para vaga nas residências deles - elas têm tudo incluído (quarto-net-cozinha-lavandaria, etc) a preços em conta (pagava 90€ por tudo). Como já alguém referiu, o sistema de buddies é o melhor, pois és integrado no país por alguém nativo e que te ajuda em tudo o que precisares (principalmente nas traduções pois a língua deles é complicada, eles são complicados, não gostam de estrangeiros e ainda fervem em pouca água). Sobre os preços, transportes, comida, noite, etc digamos que é um país onde o câmbio monetário faz milagres, para nós portugueses 100€ por exemplo lá dá para muita coisa mesmo :) Ah, não esquecer tirar o cartão ISIC e o cartão de saúde europeu, trás muitas vantagens e consegues grandes descontos por lá. Aproveita e viaja muito por lá pois é um país muito belo e com grande história e mesmo os países circundantes (Eslováquia-Polónia-Roménia-Áustria) valem a pena. Boa sorte e vais adorar!

Sílvia disse...

Não conheço ninguém pessoalmente mas o pessoal da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) costumam todos fazer erasmus para aqueles lados. Que tal tentar perguntar em grupos relacionados com essa universidade?

Maria José disse...

Obrigada pela ajuda. Deu para tirar ideias e algumas dúvidas. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...