domingo, 21 de junho de 2015

Hoje é o aniversário do meu avó

O tempo resistiu ao meu avô e hoje, passados sete anos da sua morte, é a data de celebração do seu nascimento que resiste às nossas memórias; a dor e a tristeza profundas da sua partida deram lugar à sensação de privilégio de o termos tido para nós, de ter sido este e não outro qualquer o nosso avô.
O meu avô não resistiu  ao tempo mas há pedaços do meu avô no sobrenome que escolhi e embrulhei em papel de saudade para a minha filha, no olhar da minha mãe e do meu tio, no sorriso da minha tia, na impulsividade da minha prima e no meu bom humor.
E, talvez, sim, o meu avô tenha resistido ao tempo através de nós. E isso faz-nos amar-nos mais uns aos outros (também) como forma de o mantermos vivo em nós, plural que somos dele, também.

O meu avô não nos deixou herança em dinheiro, bens, imóveis mas - ele sabia- deixou-nos o melhor que nos podia deixar: o amor um pelos outros, pela família nuclear que para os outros seria vista como a alargada, a preocupação e a atenção pelos irmãos, tios, sobrinhos e primas, as mãos estendidas para nos ajudarmos mutuamente inequivocamente e de uma forma tão natural como respirar. O meu avô deixou-nos como herança pertencermos a este clã e não há nada que nos pudesse ter deixado mais precioso que estes laços, este amor.
Já não choro quando penso no eu avô (e penso todos os dias). Aliás, às vezes choro mas é de saudade e já não de dor. E depois limpo os olhos com o peito da mão- tal como ele fazia- e sorrio porque há 85 anos o bebé da D. Ana nasceu para cinquenta anos depois se tornar no homem mais importante da minha vida e fazer-me feliz, incrivelmente feliz, a mim.
E isso é motivo de celebração: parabéns, ´vô! O tempo não interessa para nada: estás sempre aqui.

1 comentário:

Mummy Kanguru disse...

Polo os meus avós maternos ainda são vivos mas revi me no teu texto principalmente na forma como tratas o teu 'vô ... Que é como eu trato :-) tem ambos 85 anos e tento estar com ambos o máximo que consigo e fazer por eles o que sempre fizeram por mim.. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...