sábado, 21 de novembro de 2015

Sabe para que serve (também) o ácido fólico?



A ASBIHP assinala hoje, em Portugal, o Dia Nacional da Spina Bífida. Esse dia pretende sensibilizar a comunidade em geral para a problemática da Spina Bífida, uma mal formação congénita do tubo neural que atinge 1 em cada 1000 nados vivos nascidos em todo o Mundo. 

 Três em cada quatro malformações congénitas do tubo neural podem evitar-se com um suplemento farmacológico de folatos antes de engravidar (3 a 6 meses antes) e durante os primeiros 3 meses de gravidez (o tubo neural começa a formar-se cerca do 20º dia de gestação). O suplemento de ácido fólico está indicado para todas as mulheres que desejem engravidar e, se algumas das leitoras deste blog já estiveram grávidas relembro-as com os nomes comuns que esta vitamina se apresenta: Folicil e Folifer. 

O folato, também denominado como ácido fólico, é um tipo de vitamina B e encontra-se presente nos vegetais de folha verde, citrinos, legumes e cereais em grão integral. O ácido fólico pode ajudar a prevenir os defeitos do tubo neural DTN (formação do cérebro e espinhal medula). A doença do tubo neural mais comum é a Spina Bífida. Alguns estudos também sugerem que o suplemento com ácido fólico pode ajudar a prevenir outras malformações congénitas como o lábio leporino e a fenda palatina. 

A ASBIHP, neste Dia Nacional da Spina Bífida, pretende difundir à população em geral duas mensagens: 
  1. a importância da toma de um suplemento farmacológico de ácido fólico antes das mulheres engravidarem e nos primeiros meses de gestação é fulcral para a prevenção desta patologia
  2. a qualidade de vida das pessoas com Spina Bífida é possível e real, devendo ser da responsabilidade da população em geral e não apenas das famílias, cabendo a educadores, professores, comunidade médica, rede social de apoio (vizinhos, colegas) e empregadores serem mais que facilitadores, serem promotores envolvidos numa inclusão social real destas pessoas.


 A Spina Bífida é uma malformação congénita, que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural. Desta malformação, que causa danos ao sistema nervoso central, podem decorrer diferentes graus de comprometimento neurológico, dependendo da localização e extensão da lesão. 

 A ASBIHP, Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a pessoas com Spina Bífida ou Hidrocefalia e suas famílias. Actualmente, a ASBIHP Possui três delegações, Coimbra, Porto, Ribatejo e Vale do Tejo um Núcleo em Aveiro, bem como, uma Rede nacional de Representantes Regionais.

Mais em www.asbihp.pt 

1 comentário:

Nossa Senhora da Procrastinação disse...

Há algum motivo especial para escreverem Spina em vez de Espinha? :)
(isto para uma aluna de Medicina que gostava de saber se é apenas um acaso ou não :P)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...