sábado, 12 de dezembro de 2015

Festas de Natal nas escolas: observação de campo

Educadoras eufóricas. Auxiliares a empurrarem os meninos para subirem ao palco. Miúdos a travarem porque não querem. Smartphones e tablets a apontarem para o palco como se estivéssemos num concerto no Sudoeste. Miúdos emburrados. Educadoras a servirem de ponto cá em baixo do palco para os miúdos as imitarem (fizeram-me lembrar as mães do "toddlers and tiaras"). Miúdos  a dançar descoordenados. Avós a baterem palmas de pé. Pais aos gritos: "Kiki, olha aqui o pai e a mãe!". Miúdos a cantar descoordenados.  Miúdos a quererem fazer o que lhes foi incumbido e os pais a desconcentrarem-nos a abanarem os bracinhos e a dizerem-lhes adeus. Miúdos a panicar não por causa da actuação mas porque não conseguem actuar e dizer adeus ao pai num lado do auditório e ao padrasto no outro. Educadoras a cantar alto para abafarem o canto desencontrado dos miúdos. Palmas. Miúdos a terem como plateia smarthphones em vez de sorrisos. Calor. Pais a saírem do auditório à medida que os filhos actuavam em total desrespeito pelos miúdos que ficaram com as actuações do fim. Pais do berçário a actuarem... descoordenados. Educadoras a suspirarem de alívio com o fim da festa: "Agora só em Junho, agora só em Junho!"

Estamos ansiosos pela festa de final do ano. ;)

6 comentários:

mysupersweettwenty disse...

Vejo sempre os espetáculos da minha irmã até ao fim, mesmo quando era a salinha dela a primeira a actuar :) Mas quanto aos smartphones não me posso defender, não uso o meu mas uso a minha máquina e sempre perto do palco que aquilo tem pouco zoom x)

Xica Maria disse...

Provavelmente vou chorar baba e ranho quando vir o meu filho a dizer adeus lá no palco!!!

Ana D. disse...

Sou educadora de infância e estas festas são para mim uma tortura. Na nossa instituição fazemos porque tem que ser feita, os pais esperam uma festa, esperam ver os filhos em cima do palco e a direção espera que cada festa supere a anterior e supere as festas das instituições vizinhas. Não é fácil.

doida disse...

Como a educadora do lado e cá a parecer a mãe dos "toddlers and tiaras" não conseguiria contar essa a aventura que são as festas melhor! Adorei! Para a semana toca-me a mim, porque se não fazemos estas figuras, os pais ficam desiludidos!!!!

BG disse...

Já há muitos anos que desiludimos os pais... A nossa festa de Natal é para os miúdos curtirem e não para os pais... Para tortura já basta no fim do ano letivo

Joana Sousa disse...

Festas de miúdos = inferno. Tenho cá para mim.

Jiji

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...