quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Hoje foi um dia incrivelmente bom!

Durante três dias uma equipa de voluntários do Bairro do Amor dedicou-se a um projecto de pintura da sala de espera da Polícia Judiciaria destinada a crianças vítimas de pedofilia num projecto conjunto de humanização de espaços levado a cabo por voluntários do Bairro do Amor em parceria com a equipa técnica do sector lúdico do IAC (Instituto de Apoio à Criança). 

É nesta sala que as crianças conhecem o investigador que as irá acompanhar ao longo do processo e com quem se pretende que criem uma relação de confiança. É aqui que as crianças, começam a ser avaliadas, através da forma como se comportam, brincam, se expressam e interagem com o investigador, com os brinquedos que têm à sua disposição, ou com a parede de ardósia que também foi pintada numa das paredes.

Porque vítimas de crimes de sexuais existem em todas as idades, esta sala é também usada por adolescentes, pelo que, o desafio era que o Bairro do Amor criasse um ambiente heterogéneo e do agrado de todos. 

Depois de estudos sobre o efeito das cores na psicologia infantil, contactos com os psicológicos forenses, a nossa ilustradora voluntária Marta Tex desenhou uma ilustração que passa, agora, a decorar todas as paredes desta sala. A cor base da sala é o verde água, pois esta é uma cor calma, tranquilizadora. Deste espaço, outrora cor de laranja e verde fluorescentes, emergem agora árvores, folhas, animais da floresta, estrelas, flores e uma lua cheia de esperança em dias que se deseja que passem a ser carregadinhos de sol.

 O Bairro do Amor custeou todo o material necessário para esta intervenção bem como foi o responsável pela mobilização de voluntários. A articulação com o sector lúdico do IAC foi preciosíssima, reforçando a ideia que a troca de sinergias entre instituições é um modelo de sucesso!

Hoje foi o dia de darmos por finalizado o projecto com a finalização da decoração possibilitada por sócios do Bairro do Amor quer através do pagamento das suas quotas, quer através de donativos específicos para este efeito ou mesmo através da doação de mobiliário e peças de decoração que compuseram a sala. E como ficou composta!

Sentimo-nos no "Querido mudei a casa" mas sem marcas, sem decoradores e sem Gustavo Santos. Só com pessoas de coracão gigante a mostrarem que quando se juntam a desejar, a agir e a querer, quando se unem esforços, tudo se concretiza! 

O Bairro do Amor agradece aos vizinhos voluntários e talentosíssimos pintores de paredes Maria Esteves Pereira, Marta Rosa, Ana Lourenço, Vera Abecassis, Maria João Nogueira, Teresa Alves, Isabel Ésse, Teresa Martins, Diogo Santos, Rita Mendes, Filomena Evangelista, Leonor Noronha, Alexandra Mithá Ferreira, Catarina Mithá Benguela, Patrícia Albuquerque e Marta Guerra!

O beijinho estende-se à madrinha de Lisboa do Bairro Raquel Lourenço, à Leonela Santos, Márcia Machado, Sara Marchante Delgado, Neuza Martins, Teresa Mendes e à Mónica Carvalho (obrigada pelo pronto contributo, mil obrigadas, o grosso do que ali está existe graças a Vós!), à Joana Saraiva que doou o cadeirão maravilhoso, à Alice Vieira que ofereceu o urso Jotinha (que fez o maior sucesso!), à Bárbara Lourenço que ofereceu o pc, à Patrícia Nunes que doou o pouf e à Teresa Mendes que doou o varão e costurou os cortinados que serão colocados ainda esta semana. Um abraço ao Rui que embarca nisto tudo connosco, conduzindo carrinhas, montando móveis e sofás complicados e serenando ansiedades.

 O beijinho mais especial vai para à nossa artista residente Marta Tex! E um abraço cúmplice à Dra. Isabel Apolónia e restantes os colegas inspectores que tão bem nos souberam receber e incentivar ao longo de todo o projecto.

 Um bem-haja a todos!




Saiba mais acerca do Bairro do Amor em http://www.bairrodoamor.com/
Visite o facebook da Associação aqui.
Torne-se sócio ou voluntário aqui.

2 comentários:

Alexandra, a Grande disse...

Está lindo, lindo! Excelente trabalho!

cantinho disse...

Até me vieram as lágrimas aos olhos.
Parabéns.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...