segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mini-saia, Bairro do Amor e ASBIHP

"Ah e tal a Mónica não pode ter pintado de casaco de cabedal vestido!" Pois não, pintou só um bocadinho. Mas é porque está a amamentar. Porque, avaliando pelo frio que está dentro da Associação, até podia pintar vestida de édredon... 

Leio o blog da Mónica desde o tempo em que ela assinava como "A Lice" e o Mini-Saia era um estreante nisto dos blogs.

Entretanto fomos acompanhando as lides blogosféricas uma da outra. Vi o Mini-saia crescer e tornar-se no sucesso inquestionável que é hoje e o sucesso da Mónica é, provavelmente, o mais merecido da blogosfera: porque a Mónica trabalha de forma séria, responsável, dedicada, preparada e muito profissional.

Não me lembro quando conheci pessoalmente a Mónica. Talvez na festa de primeiro aniversário da Ana, um calor impossível naquele dia 9 de Agosto e ali estava ela, discreta e low profile como sempre, a vir dar-me um beijinho, sem necessidade nenhuma dali acorrer, nem filhos tinha e toda a gente sabe que festas infantis são uma seca para quem não tem filhos. Mas não, a Mónica veio e a presença dela aconchegou-me como sempre me aconchega de cada vez que a chamo e ela, sem piscar os olhos, acorre para fazer acontecer.

No "Lenços de Solidariedade" a Mónica esteve todo o dia no batente connosco, sempre discreta, sempre contida, como é apanágio da Mónica mas o sucesso do evento deveu-se em grande parte à sua credibilidade junto das marcas, à sua rede de contactos que confia tanto nela que nunca lhe falha e à sua atitude sempre cool.

Gosto mesmo da Mónica, já disse?

Quando ouviu a história da Mariana, a Mónica fez questão de enviar por mim uma encomenda porque a Mariana era mais que a sua cadeira, era uma miúda de 20 anos. E fê-lo sem que a tivesse cravado, sem que, na altura, me tivesse preocupado mais do que entregar a cadeira. Fê-lo porque é atenta e sensível, genuinamente boa pessoa.

Tenho na Mónica alguém com quem posso sempre contar: no backstage, na sombra, na maior das descrições. E, ainda assim, a Mónica é uma das blogger mais bem sucedidas em Portugal mas não tem manias, peneirices nem pruridos.

E a propósito da comemoração dos 10 anos do Mini-Saia, a Mónica podia ter feito 10 giveaways, oferecido 10 cabazes de produtos de beleza, organizado 10 mega eventos de moda, oferecido 10 consultas de personal style, corrido 10 mil quilómetros, bebido 10 mil sumos detox até ficar verde. Podia ter feito o que lhe desse na telha, que a vida e o blog são delas e o número de seguidores da Mónica nem precisa que a Mónica assinale estes dez anos de blog para continuar a lê-la diariamente, como faz há dez anos.

Ontem a Mónica juntou-se aos voluntários do Bairro do Amor e às Tintas Barbot para fazer acontecer. Todos juntos começaram a pintar a sede da ASBIHP- Associação de Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal, ali na zona J em Chelas.

À ASBIHP (com a qual eu colaboro) falta tudo: roubaram a placa com o nome da sede para usarem numa grelha de churrasco ali ao lado, as janelas não estão calafetadas e faz tanto frio lá dentro que nem vos passa pela cabeça, a GEBALIS está há 3 meses para intervir no wc e escorre água numa das paredes, a carrinha da instituição é tão velha que o tablier está preso por fita isoladora e há cogumelos que nascem no chão da carrinha (é real!).

A ASBIHP é um lugar meio triste para se trabalhar e para se estar, restando-nos o bom humor de quem ali recorre, a energia que se assiste quando ali são dinamizados workshops, o espírito cool quando trabalhamos na SEITA e o sorriso do Filipe, administrativo mais fixe do Mundo, quando nos recebe.

Não conseguimos (ainda) transformar a ASBIHP no que desejamos. Mas podemos ir fazendo, devagarinha, pequenas acções que tornem a vida de quem trabalha e usufrui da ASBIHP menos "deprimente". Foi este o mote para que a Mónica desafiasse as tintas Barbot  para dar cor à sede da ASBIHP.

Quando bloggers usam a sua visibilidade para causas sociais, trazendo marcas (a que dificilmente as instituições teriam acesso por outras vias)  como as Tintas Barbot a apoiarem instituições de solidariedade social, quando usam a sua visibilidade para combaterem a invisibilidade de algumas instituições, quando a sociedade civil se junta voluntariamente, quando todos sonham, desejam e concretizam... a magia acontece!

Obrigada Mónica pelo impulso e por decidires sair da sombra. Se nada fizesses, serias insensível. Se fizeres, também serás criticada, estamos ambas cientes. Para as instituições que todos os dias se debatem com inúmeros problemas e que precisam de ajuda, é importante que corras esse risco. Não por ti, cujo blog não precisa de promoção por via da solidariedade, mas para que as coisas, de facto, aconteçam. Sei que, assim, inspirarás outros a agirem, a meterem mãos à obra, a concretizarem. És a maior!

Obrigada aos voluntários Ana, Nuno, Rui, Marta, Nonô, Patrícia Nunes e Patrícia Albuquerque pelas mãos.

(Em breve fotografias do resultado final)

4 comentários:

Simplesmente Ana disse...

Há uns anos atrás resolvi pedir conselhos de moda à Mónica. De ambas as vezes respondeu-me prontamente, com a maior simpatia. Não me conhecia, eu não era comentadora do blog, nunca me viu mais gorda.

Ao longo dos anos o seu blog manteve o registo antipeneiras, independentemente de somar sucessos e reconhecimentos.

Por isto mesmo, não sei como há pessoas que podem ser mesquinhas com a Mónica Lice.

SerenDipity disse...

Eh pah! Isto ainda me faz crescer mais e mais a vontade de voltar para casa. Ainda por cima qnd moro a 2 minutos da associacao! :)
Mais uma a caminho. :) E mal posso esperar por colaborar c o bairro e essas coisas tdas q tu te metes e fazes acontecer.
#fazedoras2016 :) xoxoxo

cantinho disse...


Conheci o blog da Mónica num destaque do Sapo e pessoalmente, há cerca de 6 anos no Hipermercado Pingo Doce, em Braga, aquando da apresentação do seu livro sobre dicas de beleza.
Gostei da sua simplicidade e simpatia. Tenho uma fotografia com ela, desse momento.
E este seu post veio confirmar que estou certa da humildade e simplicidade desta jovem mulher e mãe.
Parabéns.

_+*Ælitis*+_ disse...

Gosto muito de vocês duas. Parabens pela(s) iniciativa(s).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...