segunda-feira, 28 de março de 2016

White mum's problems



De repente ali estava eu. Trancada dentro do carro, no estacionamento do supermercado. Janelas como os olhos:  ambos fechados. O mais profundo e apreciado silêncio. 
Há sempre uma certa culpa em nos queixarmos dos filhos. Ou, então, sou eu que não sei lidar com a culpa materno-judaico-cristã que me persegue. Custa-me queixar-me dela, custa-me admitir que às vezes fico tão cansada, e não é do trabalho, de casa, é mesmo dela, sinto desconforto em reclamar em voz alta como se não tivesse o direito de acusar este cansaço eu, com um casamento porreiro, com um marido que é pai na mesma proporção que eu sou mãe, com uma rede de apoio familiar fabulosa, mãe de filha única, no fundo, uma privilegiada. Só que fico. 
Depois penso nas mães solteiras, nas mães com um rancho de filhos todos seguidinhos, nas mães cujos marido não participam equitativamente nas tarefas do dia-a-dia das crianças, nas mães emigradas e sem rede de apoio familiar ou social, nas mães com filhos não saudáveis e dependentes, nas mães com filhos com doenças terminais à cabeceira das suas camas, mães sem terem nada para dar de comer aos filhos, mães refugiadas a transportar filhos bebés em botes e sinto aquele bichinho da culpa. Se há "white people's problems" eu acredito que também existem "white mum's problems".
Às vezes -muitas vezes, tantas que não digo a ninguém-  fico ali a moer a culpa deste cansaço e depois lembro-me dela não querer levantar-se, da otite, de não querer aquelas calças, da gastroenterite viral, de reclamar que saias castanhas são para rapazes (reviro os olhos!), de não querer lavar os dentes, de não querer parar de comer pasta de dentes, de querer torradas com pão aparado, mas agora já não quer torradas, quer cereais com leite, ah, afinal sem leite, não quer o cinto da cadeirinha do carro,não quer sair da cadeirinha do carro, não quer dormir a sesta, reclama por mais um episódio do Jake e os Piratas, não tem sono, adormece, a sesta passa num esfregar de olhos, depois não quer acordar da sesta, não quer sair de casa e ir visitar a avó, quando a vou buscar não quer sair da casa da avó, não quer ir para o banho, não quer shampoo no cabelo, não quer sair do banho, não quer vestir o pijama da Dra. Brinquedos, o da Frozen está para lavar, mais choro, mais reclamações, mais birras, não quer o jantar no prato cor de laranja, só bebe a água no copo cor-de-rosa, tens que comer proteínas e vegetais e fruta e tudo, mais estratégias para lhe dar a volta, não quer ir para a cama, quer só uma história, só mais uma, mais nove, adormece e é fim-do-dia, sábado e eu só me apetece deitar-me no sofá com tudo às escuras em silêncio- porque é sábado, é um privilégio. 
E depois quando é dia de semana, como hoje, deixo-a um bocadinho na minha mãe e venho ao supermercado e revejo tudo isto na minha cabeça e os dias são assim, a correr e cansados, com birras e lágrimas de crocodilo, com negociações constantes e "não queros" mais a culpa judaico-cristã e a psicologia positiva e as mindfulness things do não se berra e não se bate e sou uma mãe racional mas...

... é segunda-feira e estou exausta, de olhos fechados no estacionamento do supermercado, trancada no carro, numa espécie de sessão de mummy meditação mas sem cânticos mantras de "oooooommm" e com um ar alucinado e vontade de enfiar uma pastilha no bucho e dormir até ela atingir a maioridade, numa espécie de "mãe adormecida".

Só por causa das tosses hoje levo lasanha congelada para o jantar. 

Que se foda!

14 comentários:

Cora Coral disse...

...sa foda mesmo!!! 😹😹😹😹 Parece que me estou a ver! Rsrsrsrsrs.....😸😸😸😸
E viva a lasanha congelada, as pizzas e os raviolis enlatados!! Viva!!! 😼

Isa disse...

Como eu te compreendo!

Formiguinha disse...

Foda-se, estou às escuras, acabei de os adormecer... Não tenho vida além deles...mas tenho-os a eles... E esta culpa que me consome...

Maria Carpideira disse...

Foda-se que a minha ainda não come lasanhas congeladas!!!

8ºA disse...

So true...

Vanda disse...

Foda-se e com dois!

Vera Leitão disse...

É mesmo isto ser mãe :) sabes o que é que ouvi dizer? Que os irmãos fazem maravilhas, que ajudam a distrair, que brincam com eles, que ajudam a repartir tudo! Hehehe

CS disse...

Estou com a Vera Leitão. tenho este cenário em casa mas o irmão tem ajudado, apesar de ainda só ter um ano ;)

Ninean disse...

Falta a culpa pelo irm@ que não tenho coragem de dar, e a culpa quando o deixo nos avós para ir ao ginásio ou jogar bowling numa sexta à noite com os amigos, e a de lhe dar sopa quando eu como pizza.
Em todo caso consigo lidar melhor com a culpa que com o cansaço (de ter só um, com todos os privilegios do marido que é pai, do cunhado que é tio, dos sogros que são avós)!

Tita disse...

Ou então não...e passamos o dia a ouvir " Mãeeeee o Santi bateu-meeeee".
"Mãeeeeee o Rui não quer brincar comigo, tens de ir lá dizer-lhe para largar o tablet e vir brincar comigo".
"Mãeeeee estou a tentar fazer trabalhos de casa e o Santiago quer riscar-me o caderno".
"Mãeeee quero panquecas, ah já não quero panquecas porque o mano está a comer cereais por isso eu quero cereais".

Ah como eles são tão lindos...pois são.
E eu sou uma mãe TÃO cansada...e com tanta culpa por me sentir cansada....mas sinto.

Foda-se...que isto de ser MÃE é mais cansativo do que parece.

Luisa Graça disse...

Brilhante! Sigo o blog há anos e nunca comentei mas este texto cria a empatia que transcende a inércia. Para ter sido escrito directamente do meu coração só trocando "frozen" por "thomas and friends" e a saia castanha pelo casaco de crocodilo. ps: aqui o jantar foi cachorros

ana disse...

Hahahah
Pode sempre haver a versão "prato de cerelac" ou de outra papa qualquer... ;)

Ana Magalhaes disse...

Isso tudo. Mãe solteira e miúdo de dois anos com muita personalidade. Tudo é um desafio e a minha técnica educacional baseia se na chantagem. Pura e dura. E os dias lá se vão sucedendo. Sempre a maldita da culpa atrás. E as colegas a dizerem "tu precisas é de férias!" e eu a pensar que fica tudo igual com férias a que acresce as famosas 24h sobre 24h onde não há paragem para respirar e é tão bom e tão mas tão cansativo. Ai... A culpa. Pensei sinceramente que era só eu e algum problema meu de personalidade e só o meu miúdo era assim... Desafiante!
Beijinhos e fod....-se.

Teresa disse...

É tão verdade isto!!!!!
todos os dias de manha quando deixo a pimpolha na escola, entro no carro e dou um suspiro profundo. Sempre, todos os dias. E depois penso, "esta entregue!" é hora de descançar a cabeça.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...