quarta-feira, 6 de abril de 2016

A PARTICIPAR| Campanha #IMmigrante

"Tem orgulho das tuas raízes!" é o mote para a campanha #IMmigrante da associação REFUNITE. O objectivo é consciencializar para a crise dos refugiados que estamos a viver e a ideia é que, cada um de nós, crie uma imagem onde identifique as proveniência das suas raízes, provando que somos todos iguais, que temos orgulho de onde vimos e que pertencer a diferentes países e culturas reforça a nossa identidade, não a enfraquece.

Existem, actualmente, quase 60 milhões de pessoas obrigadas a sair dos seus países de origem e que se encontram à procura de um lar melhor e mais seguro. Apesar de imenso apoio proveniente da sociedade civil, a verdade é que muitas pessoas se sentiram ameaçadas face ao desconhecido e uma onde de medo e violência contra os refugiados também surgiu.

É, por isso, importante que cada um de nós olhe para si mesmo e perceba que, por mais passado que seja, todos nós temos um backgroud de migração. Os meus avós mudaram-se do Minho para Lisboa e não sei muito de onde vieram os antepassados desse lado pois não ficou nada registado; a minha avó materna do Algarve para cá, mas viveu largos anos em Macau; o meu sogro é Angolano e o bisavô de Mámen é holandês. As pessoas movem-se, de um lado para o outro, desde sempre ao longo de toda a História universal. Portanto, a montante ou a jusante, somos todos migrantes.

 


Conheçam mais e participem aqui (e espantem-se com a quantidade gigante de gente por este Mundo fora que tem Portugal nas suas raízes)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...