segunda-feira, 23 de maio de 2016

Eu adorava esta altura dos plátanos em Lisboa

... até esta pseudo-Primavera. Estou com a primeira alergia aos pólens em quase 36 biscas no lombo!

Pqp os plátanos!

2 comentários:

Marta disse...

O site da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica esclarece que não está reportada nenhuma alergia aos "algodões" dos plátanos. Estes algodões correspondem à semente do plátano ou dos choupos, o pólen propriamente dito já foi libertado há várias semanas. As alergias comuns nesta altura do ano devem-se a outros pólenes que se encontram na atmosfera, nomeadamente de outras árvores e de gramíneas.

Filipa Catarino disse...

Os plátanos não são responsáveis por muitas das ditas “alergias”, tal não passa de um mito urbano.
O que acontece é que durante os meses de Março a Maio, e por vezes ainda em princípio de Junho, em alguns anos, grande parte das árvores e Gramíneas têm altos índices de actividade polínica.
Citando informação da European Polen Information “Algumas pessoas acreditam, de forma errónea, que os plátanos e os choupos originam os sintomas da febre dos fenos. Mas isso sucede porque as sementes dos choupos e o primeiro (e invisível) pólen das gramíneas a ser libertado no ano, costumam coincidir no tempo…". Ora, na verdade, os grandes responsáveis por grande parte das alergias são as Gramíneas, e não os choupos, ou os plátanos.
Sempre que possível, é evitar andar ao ar livre entre as 5 e as 10 da manhã e guardar as actividades ao ar livre para o fim da tarde ou depois da chuva, quando os níveis de pólen são menores."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...