Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aos 9 de Agosto de 2012 (carta à Ana que aqui chegou)


Hoje é dia de Natal e não dormi à espera de te acolher. Fecho os olhos antes de sair de casa e sei que, quando voltar, seremos mais e melhores. Seremos a tua família.Seremos, finalmente, "nós".
Não estou nervosa, acreditas? Só a projectar pensamentos positivos mas eu sinto que tudo irá correr bem. Não consigo imaginar o teu rosto mas sei que te reconhecerei, de imediato, o cheiro, o toque de pele. O tempo não passa nestas horas de madrugada, Ana, e eu estou ansiosa por te reconhecer.
O Mámen deixará de ser só o Mámen e passará a ser o teu pai. Ainda assim, deixa que te diga, será sempre o meu Mámen e só por isso é que, hoje, estarás aqui. Daqui a nada acordá-lo-ei. A minha mãe, agora tua avó, está acordada também. Sinto-o, ainda que ela tenha parado de enviar mensagens há uma hora. É engraçado como hoje, mais que nunca, sinto o poder matriarcal da minha família. A minha avó paira por aqui, também, oiço-lhe a pronúncia minhota por entre as frestas da janela. Sensação matrioshka, esta.
A minha tia, a minha prima e as minhas melhores amigas estão convocadas e ser-te-ão apresentadas como as tuas tias. Irás amá-las desde o dia 1 e eu vou oferecer-lhes, desde já, um bocadinho de ti.
E agora o sol já raiou e a casa acordou com ele. As malas estão feitas e foram auditadas vezes sem conta, embora saibamos que o essencial não se transporta a tira-colo. Levamos connosco todo o amor que se consegue dedicar à alguém e que está reservado para ti. Sinto frio na barriga e está Verão lá fora.
Ontem fui ao cabeleireiro.Quero receber-te no meu melhor, bonita e arranjada, cuidada e com a auto-estima em alta. Saio de casa e tiro a única fotografia de barriga de toda a minha gravidez: a derradeira. Para um dia te poder mostrar como me fazes feliz desde sempre.
O hospital no horizonte, Ana. É daqui que o GPS da tua vida se irá orientar. Estou cheia de boas energias. Subo e trato de todas as papeladas. Todos me tratam como uma rainha e sei que serás acolhida com a recepção de princesa que te é devida.
Preparo-me para ir de encontro ao minuto em que o teu Mundo começará em mim. Sorrio. Sorrio muito porque é assim que quero que me reconheças. Anestesia. Arrisco, louca, e desisto da geral. Seja o que Deus quiser e hoje é um dia de fé. Fecho os olhos e penso com força nos meus avós, cuja fotografia repousa na mala de maternidade. Serão os teus anjos da guarda. E sei que tudo irá correr bem.
E das águas do Verão em que moraste em mim nasces, agora, pequena sereia. meu grande amor. E o teu choro é música. E o teu respirar poesia. Não te vejo logo mas reconheço-te, o teu cheiro preenche a sala, estou adormecida de mim, acordei em ti, minha pequena, minha filha. E trazem-te para eu te poder beijar e cheiro-te e sou um animal agora, a lamber a sua cria. Não sei se és linda, se és feia, sei que és saudável e nada me importa: és minha e quero-te ao pé de mim. És eu, és muito, muito eu.
E lá fora, o Mundo continua a girar. Daqui a nada o teu pai ficará anestesiado de amor ao olhar para ti, a tua avó viverá aquele que eu sei que será o dia mais feliz da sua vida e as tuas tias acolher-te-ão como fadas madrinhas, fazendo-te sentir que estão cá também para ti e que desejam que a tua vida seja como o teu mês: A (teu) gosto.
Mas agora, Ana, agora neste momento somos as duas apenas: eu e tu, ainda que lá fora me costurem a barriga como se fosse uma bainha para um acabamento perfeito de um brocado de amor. Ainda que a música ambiente do rádio tenha sido irónica só oiço o teu respirar de bichinha em sintonia com o meu. Ainda que daqui a nada todos me irrompam pelo quarto, loucos para te conhecer. Mas agora, Ana, agora sou só eu e tu. E isto é indiscritivelmente mágico.Especial.
Não sei porque te amo logo assim mas sei que não há outra opção, neste preciso instante, senão amar-te infinitamente porque o meu Mundo, afinal, também recomeça, agora, em ti.
Bem vinda a casa, Ana. Bem vinda a nós.

75 comentários:

  1. Pah deixaste-me com as lagrimas a cair outra vez... só espero um dia conseguir amar um filho dessa forma*

    ResponderEliminar
  2. Só tenho um comentário a fazer: fiquei arrepiada quando li. O que quer dizer que conseguiste emocionar-me. Muito. Quero muito viver essas emoções que descreves.
    Que a Ana seja muito, muito feliz!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Lindo! Revejo-me inteiramente em muitos aspectos... na minha mãe, nas minhas tias solteironas, nos meus avós... Na única fotografia...
    Bjs e parabéns pelos momentos únicos que estás a viver

    ResponderEliminar
  4. pensei e escrevi e apaguei imensas vezes este comentário, o meu primeiro comentário e nada me parece importante ou suficientemente relevante perante tudo o que li. Apenas as boas vindas de uma Ana de Agosto para outra Ana de Agosto! ques os teus dias sejam sempre quentes!

    ResponderEliminar
  5. Humm, não vejo a hora de ter o meu menino cá fora...

    Felicidades*

    ResponderEliminar
  6. Não há nada mais emotivo do que ler uma ursa mamã tão feliz :) Tenho a certeza de que a Ana será sem dúvida uma filha muito muito amada. Beijinho Poló! :*

    ResponderEliminar
  7. :') que carta linda. Muitas felicidades a Vós. Que a Ana seja fonte de muitas alegrias na Vossa Vida!

    ResponderEliminar
  8. Tão lindo este texto. A poesia da maternidade.

    Bjs para as duas.

    ResponderEliminar
  9. Sejam benvindos a essa nova vida, e que seja repleta de energias positivas :)

    ResponderEliminar
  10. Das cartas mais lindas que uma mãe pode escrever a uma filha... guarda bem isto tudo porque um dia ela vai ter orgulho nesse amor que lhe tens só por ver toda esta atenção :)

    ResponderEliminar
  11. E pronto fiquei com os olhos rasos de água. Bem vinda Ana e sejam muito felizes.

    ResponderEliminar
  12. que bonito :)
    que a Ana seja muito feliz...

    **

    ResponderEliminar
  13. O post mais lindo que já li. parece tudo tão mágico! Que lindo!

    ResponderEliminar
  14. Que bonito. Eu que estou a semanas de viver essa experiência pela primeira vez :) Felicidades

    ResponderEliminar
  15. Bem Sem palavras...! Felicidades e parabens!

    ResponderEliminar
  16. Este texto arrepiou-me. Felicidades para os três ;)

    ResponderEliminar
  17. Linda forma como descreves o amor de mãe, amei!! Felicidades, de agora em diante é sempre a crescer;) Bjks...

    ResponderEliminar
  18. Ó Meu Deus, tanto me emocionaste!
    Quem tem a felicidade de ser mãe, sente na perfeição cada letrinha do que escreves!
    Foi escrito com o coração!

    Tudo de bom para a vossa família!
    Bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  19. Se um dia te pedirem para relatares a mais bela história de amor: é esta!!
    Bem vinda Ana!!

    ResponderEliminar
  20. Se um dia te pedirem para relatares a mais bela história de amor: é esta!!
    Bem vinda Ana!!

    ResponderEliminar
  21. Um dos textos mais emocionantes e bonitos que já li. Sempre tive a certeza que o amor de uma mãe é assim, porque é assim que a minha mãe ainda hoje me faz sentir!

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Começar o dia com lágrimas nos olhos... É mesmo à Ursa! Parabens mais uma vez, Polo e restantes... :)

    ResponderEliminar
  23. :) tu sabes :)
    Beijinhos para as duas :)

    ResponderEliminar
  24. E assim me puseste a chorar, Ursa.
    Que sejas muito feliz, Ana!

    ResponderEliminar
  25. É um momento mágico, indescritivel, arrebatador. É um momento de felicidade tão grande que nos deixa atordoadas. Nunca pensei que fosse possível amar assim até conhecer os meus filhos.
    Parabéns por descreveres tão bem e parabéns à Ana por te ter.

    ResponderEliminar
  26. É ser mãe. É isto.
    E descobre-se um amor diferente: maior, incondicional, único, do mais puro que pode existir.
    A partir desse momento, passamos a ser ursas melhores, mais tolerantes, mais humanas, mais verdadeiras e muito mais bonitas...
    Eu tinha dito, num qq comentário anterior: nada como o momento mágico em que o coração explode.
    Eu, sou daquelas que gosto muito mais desta ursa. A não grávida visitei uma ou duas vezes e não voltei. A grávida já acompanhei um pouquinho mais. Acho que vou gostar da mãe...

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pela partilha!

    Beijos para as duas!

    ResponderEliminar
  28. Faltam-me as palavras para comentar esta carta, a mim que também sou mãe de uma Ana...Mas poucas vezes vi descrito o acolher da nossa "cria", o estar sozinha a primeira vez com alguém que tanto imaginámos e agora está a respirar junto a nós. Bem vinda, Ana!

    ResponderEliminar
  29. Ai Pólo, desta vez fizeste-me chorar; chorei de ternura e saudade.
    Ternura pelo vosso amor, saudade do nascimento do meu filho.
    Revi-me nesse momento e lembrei o turbilhão de amor, o sentimento animal, de loba mãe, quando cheirei o meu rapaz pela primeira vez.
    Desejo-vos toda a felicidade do Mundo!

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  31. :-)

    Tudo de bom... como diria alguém:
    Façam o favor de serem felizes.

    Resmas de beijos

    ResponderEliminar
  32. :-)

    Tudo de bom... como diria alguém:
    Façam o favor de serem felizes.

    Resmas de beijos

    ResponderEliminar
  33. Mas que carta cheia de amor, tão feminina e tão mulher. Tão mãe. :)

    ResponderEliminar
  34. oh ursa, tu tens a capacidade não só de nos fazer rir como chorar, fogo, uma pessoa a ler isto não consegue evitar.
    Como te compreendo, só quem foi mãe também consegue perceber letra por letra tudo o que descreves aqui, eu tive dois e o momento foi mágico tanto dum como doutra, sem explicação. Só sentindo mesmo.
    Muitas felicidades e que seja o inicio de uma vida muito feliz ao lado da tua Ana, que a vida sempre vos sorria e seja generosa convosco.
    Carmen

    ResponderEliminar
  35. Tantos sentimentos num texto só. E tão belos, todos eles... Muitas felicidades para os três!

    ResponderEliminar
  36. Acho que este texto é, de longe e indescritivelmente, o mais bonito que já te li. E é impossível uma qualquer mãe não se emocionar com ele. Beijos a ti, ao teu homem e à tua Ana.

    ResponderEliminar
  37. Quase a chegar a esse momento que tão bem descreveu, não pude deixar de me identificar e emocionar!
    Que a Ana tenha muita saúde e que seja feliz!

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  38. Sempre fui rainha de letras fartas de paixão e de poemas. No entanto nunca consegui escrever sobre a minha filha, nem mesmo agora passados 20 anos de ter nascido. Obrigada por teres escrito o que senti, quase tudo da mesma forma...

    LC

    ResponderEliminar
  39. Subscrevo na integra a Queen of Hearts.
    Ursa, tudo de bom para vocês.

    (e gosto muito desta ursa-mãe que aqui escreve)

    ResponderEliminar
  40. :) lagriminha no olho...
    muitas felicidades! :)

    ResponderEliminar
  41. Agora fez-me chorar! É assim mesmo o amor de Mãe! Um mundo de felicidades para a sua Ana!

    ResponderEliminar
  42. Bem vinda Mãe a este universo de sentimentos e turbilhão de emoções :) Bem vinda Ana a este mundo maluco :)

    ResponderEliminar
  43. Todo este teu texto é amor, da primeira à última palavra, passando pelas vírgulas e pontos finais! Lindo!
    Um beijinho grande e muitas felicidades para ti Ursa, para a tua Ana e para o Mámem :)

    ResponderEliminar
  44. Texto lindo e arrebatador! Beijinhos muito grandes para ti, para a Ana e para o Mamém. Que sejam muito felizes!

    ResponderEliminar
  45. Tens as hormonas a fervilhar e sabe tão bem, não é?... Revi-me no teu texto, quando vi o meu rapaz pela primeira vez...
    Felicidades, muitas!

    ResponderEliminar
  46. Querida Pólo, senti um arrepio ao ler este teu texto.
    E senti um pequeno nada de inveja... por nunca ter passado, por esse teu sentir, por essa cumplicidade, por esses cheiros, sons... já passou.
    Beijinhos e felicidades mil. :))

    ResponderEliminar
  47. Este texto está arrepiante, por bons motivos claro. Aposto que a Ana, quando for mais velhinha e te ler, vai ficar super orgulhosa :)

    ResponderEliminar
  48. Um grande grande beijo para ti e para a Ana. Que seja este o início de uma vida muito feliz.
    Mazel Tov! ;)

    ResponderEliminar
  49. Estou tão emocionada com estas palavras...

    ResponderEliminar
  50. Turbilhão de emoções... Os sentimentos mais genuínos que podemos sentir... A maior felicidade de sempre... Descreveste tão bem...

    ResponderEliminar
  51. Encantador...enternecedor texto (para guardar no fundo da caixinha da magia da nossa passagem por cá).

    Muito Bonito(com maiúscula) Pólo..do fundo do meu coração.

    Parabéns a Ti, ao Pappy e a todos os Teus por este momento.

    Desejos de eternos sorrisos, de imensas gargalhadas e de momentos mágicos na vida da Vossa Princesa Ana.

    Imenso sorriso...Muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  52. Dos textos mais lindos que li sobre Amor. Desejo-te as maiores felicidades. Um abraço apertado e um monte de xi-corações para a Ana.
    São muito especiais mesmo.
    Beijo

    ResponderEliminar
  53. Pólo, só sentindo um grande Amor se pode escrever assim.
    Um beijinho cheio de ternura para vocês e continuação de dias muito felizes, sempre.

    ResponderEliminar
  54. Lindo texto para a Ana! Bem vinda ao mundo estranhamente belo da Maternidade. Beijinho

    ResponderEliminar
  55. Texto maravilhoso! Bem vinda Ana! Que possam ser muito felizes! Beijinhos **

    ResponderEliminar
  56. Ainda não sou mãe e comecei o dia dsa melhor forma. Que texto lindo!
    Obrigada pela partilha e felicidades.

    ResponderEliminar
  57. Que texto maravilhoso. Cada palavra é um pedaço enorme de amor que nos conseguiste mostrar. Que sejam muito, mas mesmo muito, felizes :)

    ResponderEliminar
  58. Bom, venho com um atraso considerável, mas já me actualizei!

    Parabéns, toda a felicidade do mundo e a Ana no teu mundo e no nosso. Tudo do melhor para ela, para ti e para o pai.

    Beijinhos grandes, minha Pólo :)

    ResponderEliminar
  59. Muito muito bonito este texto. Como sempre és das melhores a escrever sobre o amor! So coisas boas para a família agora muito mais composta. :)

    ResponderEliminar
  60. Está lindo e tão real!!!!! Ser Mãe é indiscritível , não se explica, não tem limites.... Sejam muito felizes !!!!!! Muitos parabéns !!!!!!

    ResponderEliminar
  61. ooooh!

    Gostei tanto do " A (teu) gosto"...

    nota-se muito que sou uma leoa de raiz??? ehehe..
    Foram precisos 36 anos para conhecer essa perola...porque nunca ninguem me disse algo assim tão bonito????

    Que mais se podia esperar da P.N que uma declaração de amor á medida ???? a Ana é uma ursinha com muita sorte de ter uns pais que não aspiram a ser os melhores do mundo..apenas a ama-la e educa-la ....

    ResponderEliminar
  62. Adorei como sempre! Estás a gostar da experiência? a pequena Ana nasceu no mesmo dia da minha sobrinha.
    Beijinhos para todos :)

    ResponderEliminar