Chocolate à chuva, Rosa minha irmã Rosa, Úrsula, a maior, oh ursa, o difícil é escolher um. Lá em casa a Alice Vieira já tem o seu lugar no quarto da minha filha, que ainda não sabe ler. Acho que é uma coisa de família, as minhas irmãs também adora. E há como não?
Olá, Pólo. Este é o meu primeiro comentário, porque só te comecei a ler há uma semanita, mas não resisti porque a Alice Vieira foi a minha escritora fetiche da pré-adolescência. "Se perguntarem por mim digam que voei" e "Melosine" são os meus dois preferidos em pé de igualdade.
A minha professorada 1ª 2ª e 3ª classe lia-nos um livro da Alice Vieira sempre ao fim do dia, nos últimos 15/20min. Era óptimo. Um dia, quando se voltar ter uma namorada vou ler-lhe um livro! Está aí alguém?!
Guilty! Lidos e relidos várias vezes. :) Chocolate À Chuva; Rosa, Minha Irmã Rosa; Lote 12-2ºFrente; Águas de Verão; Flor de Mel; Úrsula, a Maior... Difícil escolher só um!
Poupava dinheiro da semanada, para comprar quando saíssem! Tenho um autografado, coradíssima e envergonhada para ir para a fila, mas quando a Alice o autografou, fui ter com os pais e tinha um tesouro nas mãos :)
Há tanto tempo a visitar o Quadripolaridades, e hoje, o primeiro dia que decido comentar, biso. Mas é ser chata por uma boa causa.
É que já que existe a probabilidade da D. Alice Vieira ler isto, queria-lhe dizer que ando desde os meus 10 anos (vou em quase 34) a carregar a vontade de lhe dar um imenso abraço. E pronto era só...
Os meus favoritos são os Olhos de Ana Marta e Rosa, minha irmã Rosa. Uns li em casa da minha madrinha, onde havia um quarto cheio de estantes com livros, que eu podia explorar à vontade... Ontros foram-me oferecidos (curiosamente, todos por ela). Só agora percebi que eu devo a Alice à Raquel ;) )
Ler eu até li, e não foram poucos...mas caramba, lembrar-me deles da forma como tu te lembras é proeza que não consigo (e olha que li-os há menos tempo que tu). Quero uma memória igual à tua, onde é que se arranja?
Nunca comentei o teu blogue, apesar de o ler com frequência. Os livros da Alice Vieira encheram a minha infância de boas memórias. O meu livro favorito é o Rosa, minha irmã Rosa, talvez por também ter uma avó Lídia. Acredito que os livros também fazem parte da construção daquilo que somos, tal como a educação que os nossos pais nos dão, e, se sou o que sou hoje, sei que também o devo aos livros da Alice Vieira. Guardo todos os livros comigo, espero que um dia estes proporcionem aos meus filhos a alegria, diversão e experiências que me proporcionaram a mim.
Ou o mundo divide-se entre as pessoas que têm sempre vontade de escrever "Se perguntarem por mim digam que voei" quando precisam de deixar uma mensagem 'out of office' antes das férias e as outras.
O meu..."Se perguntarem por mim, digam que voei". E se a nossa querida escritora por aqui passar, saiba que também eu guardo na memória com imenso carinho quando naquela tarde, na Feira do Livro, tive o meu primeiro livro autografado. E que ainda sei de cor o que lá está escrito : Para a Cristina, que também é uma Flor de Mel..
"Rosa, minha irmã Rosa". O primeiro livro a sério que me ofereceram, numa noite de aniversário de uns primos, dado com muito carinho por uma tia que não teve filhos e que fez de todos os sobrinho os filhos do coração. Foi há muitos, muitos anos, mas lembro como se fosse hoje. E é esse livro o "responsável" pela imensa biblioteca e pelo imenso amor pelos livros que tenho de há 35 anos para cá.... Obrigada por ter revivido esse momento! Com lágrimas... mas com a imensa alegria do bom que é o mundo dos livros!
Adorei todos os que li, e acho ainda hoje q me ajudaram muito a perceber e aceitar muitas coisas da vida ...mudança, divorcio, pais, dificulddes.... mostravam a vida 'quase' como ela é... O bom e mau! :)
Na minha infância, li alguns livros da Alice Vieira ("Rosa, minha irmã Rosa" e "Lote 2 - 2º Frente" e não sei se mais algum). Desde que sou professora, já li muitos mais (não todos). Não acho que os "Livros com cheiro a..." estejam muito bem conseguidos - as histórias que lá estão (ou a maior parte delas) parecem ter sido escritas para associar a alguma "matéria" escolar e ficaram "forçadas", ao contrário de outros livros, belíssimos e/ou divertidíssimos. Leio o que a Alice escreve todos os meses na revista Audácia e gosto imenso! Já agora, acho a Alice Vieira uma das melhores escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil, mas não a coloco sozinha no topo: a Luísa Ducla Soares é fenomenal, o António Torrado excelente, o José Jorge Letria (se não lhe troquei o nome próprio, que isso às vezes acontece) também... entre outros.
Chocolate à chuva, Rosa minha irmã Rosa, Úrsula, a maior, oh ursa, o difícil é escolher um. Lá em casa a Alice Vieira já tem o seu lugar no quarto da minha filha, que ainda não sabe ler. Acho que é uma coisa de família, as minhas irmãs também adora. E há como não?
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá, Pólo. Este é o meu primeiro comentário, porque só te comecei a ler há uma semanita, mas não resisti porque a Alice Vieira foi a minha escritora fetiche da pré-adolescência. "Se perguntarem por mim digam que voei" e "Melosine" são os meus dois preferidos em pé de igualdade.
ResponderEliminarPólo, eu queria dizer "Flor de Mel" em vex de "Melosine"...
ResponderEliminarPosso ter dois? Úrsula a Maior e o Rosa minha irmã Rosa. E o se Perguntarem por mim digam que voei. Pronto, são três...
ResponderEliminarbeijinhos, Joana Ademar
Rosa minha irmã Rosa. Tão lindo.
ResponderEliminar
ResponderEliminar"Rosa, minha irmã Rosa" <3
Li e reli-o tantas vezes, e todas me souberam tão bem quanto a primeira!
Abraços
(ana - coisas dos intas)
Lote 12 2º Frente e Chocolate à Chuva ;)
ResponderEliminarCocolate a chuva, Rosa minha irma roda, Lote 12, 2 frente. Ursular maior... Tantos. A minha mae comprou-me a coleccao toda. :)
ResponderEliminarA menina dos queijinhos
A minha professorada 1ª 2ª e 3ª classe lia-nos um livro da Alice Vieira sempre ao fim do dia, nos últimos 15/20min. Era óptimo. Um dia, quando se voltar ter uma namorada vou ler-lhe um livro!
ResponderEliminarEstá aí alguém?!
O Promontório da Lua!
ResponderEliminarOs meus preferidos são "Rosa minha irmã Rosa", "Chocolate à Chuva" e " A Espada do Rei Afonso" (amo!!!)...
ResponderEliminarGuilty! Lidos e relidos várias vezes. :) Chocolate À Chuva; Rosa, Minha Irmã Rosa; Lote 12-2ºFrente; Águas de Verão; Flor de Mel; Úrsula, a Maior... Difícil escolher só um!
ResponderEliminarPoupava dinheiro da semanada, para comprar quando saíssem! Tenho um autografado, coradíssima e envergonhada para ir para a fila, mas quando a Alice o autografou, fui ter com os pais e tinha um tesouro nas mãos :)
ResponderEliminarTambém adorei a Ursula, mas houve um que me fez ir às lágrimas de riso: Graças e Desgraças da corte de El Rei Tadinho.
ResponderEliminar
ResponderEliminarOlá outra vez,
Há tanto tempo a visitar o Quadripolaridades, e hoje, o primeiro dia que decido comentar, biso. Mas é ser chata por uma boa causa.
É que já que existe a probabilidade da D. Alice Vieira ler isto, queria-lhe dizer que ando desde os meus 10 anos (vou em quase 34) a carregar a vontade de lhe dar um imenso abraço. E pronto era só...
Lote 12, 2º frente
ResponderEliminarvidademulheraos40.blogspot.com.
Os olhos de Ana Marta e Flor de Mel! Ainda há pouco tempo os reli.
ResponderEliminarOs meus favoritos são os Olhos de Ana Marta e Rosa, minha irmã Rosa.
ResponderEliminarOs meus favoritos são os Olhos de Ana Marta e Rosa, minha irmã Rosa. Uns li em casa da minha madrinha, onde havia um quarto cheio de estantes com livros, que eu podia explorar à vontade... Ontros foram-me oferecidos (curiosamente, todos por ela). Só agora percebi que eu devo a Alice à Raquel ;) )
ResponderEliminarOs meus preferidos são a trilogia do Chocolate à Chuva & etc.
ResponderEliminarO comentário do Diogo R. foi tão querido, lol. Deve ser boa pessoa.
Eu li esse e outros mais
ResponderEliminarLer eu até li, e não foram poucos...mas caramba, lembrar-me deles da forma como tu te lembras é proeza que não consigo (e olha que li-os há menos tempo que tu). Quero uma memória igual à tua, onde é que se arranja?
ResponderEliminarAdoro a Alice Vieira. A melhor escritora de livros infantis juvenis.
ResponderEliminarLi todos e lembro-me de todos!
(Por aqui dois: Flor de Mel e Se Perguntarem por mim digam que voei)
Eu só li o Ursula a maior. Mas nao devo ter gostado muito porque lembro-me pouco!! Doei-o à biblioteca há pouco tempo.
ResponderEliminarEu só li o Ursula a maior. Mas nao devo ter gostado muito porque lembro-me pouco!! Doei-o à biblioteca há pouco tempo.
ResponderEliminarNunca comentei o teu blogue, apesar de o ler com frequência. Os livros da Alice Vieira encheram a minha infância de boas memórias. O meu livro favorito é o Rosa, minha irmã Rosa, talvez por também ter uma avó Lídia.
ResponderEliminarAcredito que os livros também fazem parte da construção daquilo que somos, tal como a educação que os nossos pais nos dão, e, se sou o que sou hoje, sei que também o devo aos livros da Alice Vieira. Guardo todos os livros comigo, espero que um dia estes proporcionem aos meus filhos a alegria, diversão e experiências que me proporcionaram a mim.
estenaoeumbloguedemoda.wordpress.com
Ou o mundo divide-se entre as pessoas que têm sempre vontade de escrever "Se perguntarem por mim digam que voei" quando precisam de deixar uma mensagem 'out of office' antes das férias e as outras.
ResponderEliminarLi. Li tantos... e ainda hoje leio! Continua a ser das minhas escritoras favoritas, a par de Saramago.
ResponderEliminarO meu preferido é o "Flor de Mel" :D Adoro, adoro, adoro!
Todos.
ResponderEliminar"A Lua não está à venda"
ResponderEliminarO meu..."Se perguntarem por mim, digam que voei".
ResponderEliminarE se a nossa querida escritora por aqui passar, saiba que também eu guardo na memória com imenso carinho quando naquela tarde, na Feira do Livro, tive o meu primeiro livro autografado. E que ainda sei de cor o que lá está escrito : Para a Cristina, que também é uma Flor de Mel..
Ninguém disse o "Graças e desgraças na corte de el-rei tadinho"??? Como é possível?
ResponderEliminarE da Catarina Fonseca, filha da Alice Vieira? O "Adeus, Al Capone" é o meu livro infanto-juvenil preferido de todo o sempre.
"Rosa, minha irmã Rosa". O primeiro livro a sério que me ofereceram, numa noite de aniversário de uns primos, dado com muito carinho por uma tia que não teve filhos e que fez de todos os sobrinho os filhos do coração. Foi há muitos, muitos anos, mas lembro como se fosse hoje.
ResponderEliminarE é esse livro o "responsável" pela imensa biblioteca e pelo imenso amor pelos livros que tenho de há 35 anos para cá....
Obrigada por ter revivido esse momento! Com lágrimas... mas com a imensa alegria do bom que é o mundo dos livros!
rosa, minha irmã rosa. Mas li tantos tantos...
ResponderEliminarAdorei todos os que li, e acho ainda hoje q me ajudaram muito a perceber e aceitar muitas coisas da vida ...mudança, divorcio, pais, dificulddes.... mostravam a vida 'quase' como ela é... O bom e mau! :)
ResponderEliminarNa minha infância, li alguns livros da Alice Vieira ("Rosa, minha irmã Rosa" e "Lote 2 - 2º Frente" e não sei se mais algum). Desde que sou professora, já li muitos mais (não todos). Não acho que os "Livros com cheiro a..." estejam muito bem conseguidos - as histórias que lá estão (ou a maior parte delas) parecem ter sido escritas para associar a alguma "matéria" escolar e ficaram "forçadas", ao contrário de outros livros, belíssimos e/ou divertidíssimos. Leio o que a Alice escreve todos os meses na revista Audácia e gosto imenso!
ResponderEliminarJá agora, acho a Alice Vieira uma das melhores escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil, mas não a coloco sozinha no topo: a Luísa Ducla Soares é fenomenal, o António Torrado excelente, o José Jorge Letria (se não lhe troquei o nome próprio, que isso às vezes acontece) também... entre outros.
O livro da Úrsula, a maior foi sem dúvida o que mais me marcou, talvez pela idade, foi na altura certa, sem dúvida. Reli-o tantas vezes :)
ResponderEliminarFlor de Mel, Flor de Mel, Flor de Mel à flor da pele...
ResponderEliminar