1- Por mais que queiras dar umas hipóteses às almôndegas suecas, não vale a pena o esforço porque elas nunca sabem melhor que aquilo. Não é uma questão de ponto de cozinha, de mudança de fornecedores, do tempero das cozinheiras, nada. As almôndegas suecas do IKEA nascem em árvores e são apenas montadas nas cozinhas para se poupar no transporte e no preço das embalagens.
2 - Todo o salmão sueco é bom, excepto o salmão sueco do IKEA. No restaurante do IKEA conseguem a proeza de estragar um salmão que só precisa de vapor para ser cozinhado. É triste mas é verdade. Safam-se os medalhões de vegetais e os LCNI (legumes cozidos não identificados) que acompanham o menu. Vá-se lá saber de que vegetais e legumes se tratam.
3- O restaurante do IKEA não é um restaurante nem tão pouco um buffet: é uma cantina de escola reproduzida em contexto de loja de design sueca. Agarras no tabuleiro, ficas na filinha, tens direito a cozinheiras bonacheironas a servir-te, convidam-te a acompanhar a refeição com legumes intragáveis, pagas pouco e sais mal servido. O único aspecto positivo é que já não há alunos do 9º ano a passarem-te à frente na fila.
4- As bebidas com o sistema "volte a encher grátis" são muito divertidas mas não foram feitas a pensar no chico-esperto do Português. Como parecia mal retirar as máquinas de pressão, o que o IKEA fez foi colocar muuuuiiiita água e gás no depósito, muito gás messssmo. Ar, portanto. Refrigerante ou café nem vê-los. A não ser o xarope gaseificado sumo de mirtilo do IKEA mas isso não é bebida: é ofensa. Castigo. Dor.
5- As promoções perto da linha das caixas (do lado esquerdo ao fundo) servem apenas para testar o humor nacional e o quão baixo o Português pode descer para poupar uns trocos. Aquilo não são promoções, aquilo é o caixote de lixo do IKEA: peças que estiveram em exposição e estão todas quinadas, sofás sem forro e só com o estrado a ver-se, mesas pernetas, enfim...
6- A Susana Félix vai às compras ao IKEA. Tendo em conta que ela mede 1,30 m há que ter cuidado para não a pisar. Também já avisei a minha mãe para não a trazer por engano, na expectativa de servir de gnomo para enfeitar o jardim.
7- A Anabela do "Quando cai a noite na cidade", e que tem 1,40 m, também faz compras no IKEA. Continua com umas narinas dilatadas e ainda não inventaram a depilação nasal.
8- Nem tudo funciona mal. Se estiveres numa fila de pagamento, há mais de não sei quanto tempo e sem seres atendido, tens direito a uma espécie de hot dog grátis. Não é bem um hot dog, é mas mais uma "sande de salsicha".
9- Podes roubar à vontade lápis, fitas métricas amarelas de papel e catálogos. Podem ser de empréstimo para os suecos mas para os Portugueses são bónus. Não te sintas radical por o fazeres, os gajos do IKEA contam com isso.
10- Os sacos azuis do IKEA não ficam bonitos quando usados como sacos de praia para transportar as toalhas. Vão por mim. Quanto muito servem para as feirantes clandestinas arrumarem os DVD's pirateados no mercado municipal ou para a minha tia transportar a roupa lavada para o estendal no quintal, quando não sabe onde enfiou o alguidar. De resto é absolutamente inútil do ponto de vista estético.
11- Os quadros do IKEA não são quadros. São posters impressos em telas. É confrangedor pendurar aquilo numa parede. Antes pendurar os posters centrais da revista do Correio da Manhã. Really.
(* Repost)

















